Skip to content
quinta-feira, agosto 11, 2022
Últimas Notícias:
  • A Política Nacional de Resíduos Sólidos foi a porta de entrada para o ESG
  • A Califórnia desenvolveu muito a energia solar residencial. Agora isto é um problema para os aterros sanitários.
  • Como Integrar IoT, SCADA e Legados
  • ANA e CNJ firmam cooperação para capacitação nas temáticas de conservação de água e solo, segurança de barragens, reservatórios e saneamento básico
  • 33º Encontro Técnico/Fenasan 2022: especialistas discutirão a gestão de resíduos sólidos nas áreas urbana e rural diante do novo Decreto 10936 (12/01/2022)
Portal Saneamento Básico

Portal Saneamento Básico

O maior portal de Saneamento Básico da internet!

  • Notícias
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Opinião
    • Outros
  • Acervo Técnico
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Outros
  • Guia de Compras
  • Licitações
  • Vagas
  • Eventos e Cursos
  • Vídeos
  • Mídia Kit
  • Contato
abastcimento-agua

Águas do Rio São José vão abastecer Cascavel/PR a partir de julho

  • Geral
  • janeiro 8, 2020

As obras da nova captação de água de Cascavel tomam forma nas margens do Rio São José, que será um dos principais mananciais de abastecimento da cidade a partir de meados de 2020.

Estão em construção no local, no Distrito de São Salvador, a barragem no rio, as estações de bombeamento e um desarenador, que terá a função de retirar os materiais mais pesados da água, como areia e terra. A nova estrutura ampliará em 25% a capacidade de tratamento de água no município.

O gerente-geral da Sanepar, Renato Mayer Bueno, diz que, com as obras em andamento e com os novos reservatórios, a Sanepar espera operar o sistema com mais tranquilidade em períodos de crise hídrica, de estiagens prolongadas e de mudanças climáticas. “Esperamos eliminar o risco de escassez de água, como tivemos em 2019, e manter o padrão de atendimento e de fornecimento de água para Cascavel”, destaca Renato.

A Sanepar tem outorga do Rio São José desde 2002 e, desde então, tem feito monitoramento da qualidade da água. Além de todos os critérios técnicos para a escolha do manancial, a proteção da mata ciliar ao longo do seu curso oferece melhor qualidade da água in natura.

Para chegar até aos consumidores toda a água ainda vai passar por processos de tratamento que seguem a legislação do Ministério da Saúde sobre potabilidade. Esse rio encontra-se no escopo do Plano de Segurança da Água que está em andamento na cidade. Todas as atividades na Bacia do São José estão sendo mapeadas e serão monitoradas para garantir água com qualidade e quantidade.

Rio Cascavel

Também estão em andamento as obras de ampliação da estação de tratamento de água e das estações elevatórias de água, localizadas nas margens do Rio Cascavel. O volume tratado pela unidade saltará dos atuais 200 para 750 litros por segundo. Estão em implantação novos filtros, floculadores, decantadores, sistema de dosagem e controle de produtos químicos, câmaras de contato e duas lagoas para depósito do lodo resultante do tratamento.

Para transporte da água estão sendo assentados mais de 14 quilômetros da adutora e será construído um reservatório para 2 milhões de litros. Os investimentos somam R$ 72 milhões para que Cascavel tenha a garantia de abastecimento por, pelo menos, mais 15 anos. No montante estão previstos todos os equipamentos elétricos, de tratamento e de automação.

Novos reservatórios

A cidade ainda vai receber novos reservatórios. Já foi licitada uma unidade metálica com capacidade de armazenamento de 2 milhões de litros de água para atender as regiões do Floresta, Riviera e Florais do Paraná, e vai melhorar as condições do abastecimento para os bairros Consolata, Brasília e Periollo. O contrato de fornecimento do reservatório metálico já foi assinado e, até junho, deve ser interligado ao sistema de abastecimento de Cascavel.

O Centro de Reservação do Bairro Esmeralda, instalado nas proximidades do Parque de Exposições de Cascavel, também vai receber mais um reservatório. Está em processo de licitação uma unidade para armazenar 2,4 milhões de litros, que vai ampliar para 7,2 milhões de litros a capacidade de reservação da região Oeste da cidade. Esse reservatório deve ser construído em aço e entrar em operação no início do próximo verão.

História

Em estudo elaborado na década de 1990 foram definidas as áreas que seriam utilizadas para abastecimento público e quais seriam os cuidados necessários para garantir a qualidade da água dos rios. Em 2006, na aprovação do Plano Diretor de Cascavel, ficou definido que as bacias dos rios Cascavel, Peroba, Saltinho, que já compõem o sistema de abastecimento, e que os rios São José e do Salto seriam usados no futuro para o abastecimento da população. A mesma lei, que foi substituída pela 91/2017, estabeleceu critérios para uso e atividades nessas bacias.

Fonte: AEN.

AnteriorAnteriorDesenvolve SP vai financiar projetos de despoluição do Rio Pinheiros
PróximoEstimador de densidade Kernel em aplicações GIS apoiando decisão em sistemas de esgotamento da RMSPPróximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Ultrafiltração

Capacitação e Treinamento

Capacitação e Treinamento

Acervo Técnico

A Califórnia desenvolveu muito a energia solar residencial. Agora isto é um problema para os aterros sanitários.

9 min de leitura

A partir de 2006, o Estado, focado em incentivar as pessoas a utilizar a energia solar, deu subsídios aos proprietários que instalaram painéis fotovoltaicos, mas não tinham um plano abrangente para eliminá-los. Agora, os painéis utilizados nesses programas estão chegando ao fim da sua vida útil de 25 a 30 anos.

Disponibilidade de metais pesados em aterro de indústria siderúrgica

1 min de leitura

O estudo efetuou o levantamento detalhado da fonte poluidora com coletas de amostras de águas superficiais, subterrâneas, efluentes e resíduos sólidos industriais, associados ao Aterro Industrial.

Vídeos

bf-dias

B&F Dias presente no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética

0 min de leitura

Os executivos da empresa, Felipe Medeiros e Pedro Amaral, estiveram presentes no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética que aconteceu em abril de 2022 na cidade de São Paulo.

Desidratação de Lodo Pieralisi

Conheça as soluções para secagem e desidratação de lodo de ETA, ETE e ETDI da empresa Pieralisi

1 min de leitura
tequaly

Você já conhece a estrutura da Tequaly?

0 min de leitura
bf-dias

B&F Dias diversifica sua linha de produtos e também é solução para tratamento de água

0 min de leitura

Eventos e Cursos

Lodos Ativados, MBR e MBBR: Fundamentos dos Processos e Aspectos Operacionais

Datas: 10, 17 e 24 de agosto

Curso online para profissionais e estudantes que atuam com projetos, obras e operação de sistemas de tratamento de efluentes domésticos e industriais.

Mais informações »

8° Encontro Nacional das Águas

Congresso bienal dedicado ao debate dos principais temas que afetam o saneamento básico e a iniciativa privada.

Mais informações »

Encontro Técnico AESabesp / Fenasan 2022

Promovido há 33 anos consecutivos pela AESabesp – Associação dos Engenheiros da Sabesp, o Encontro Técnico da AESabesp – Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente é considerado o maior evento do setor na América Latina.

Mais informações »

Parceiros

Penetron
paques-logo-home.jpg
bf-dias
Conaut
aquamec
logo-bioproj
clean environment brasil
logo-netzsch
Superbac
suez
DENORA

Sobre Nós

Como mostrar o que acontece e o que acontecerá para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com águas de abastecimento público, esgotos domésticos, resíduos sólidos urbanos, micro e macro drenagem? Quais serão as próximas leis, investimentos e ações que vão impactar sua cidade ou seu negócio?

Continuar lendo…

Anuncie Conosco

Clique Aqui!

Endereço

Alameda dos Jurupis, 1005 – Salas 111 e 112, São Paulo/SP – CEP: 04088-003

Telefone

(11) 3473-1207

Newsletter

 ©2022 Portal Saneamento Básico. Todos os Direitos Reservados.