saneamento basico

ANA e Estado fornecem novos equipamentos para monitoramento de rios em Alagoas

O monitoramento da qualidade da água de 22 bacias hidrográficas de Alagoas será ampliado com a instalação e funcionamento de novos equipamentos no Laboratório de Estudos Ambientais do Instituto do Meio Ambiente (IMA), a partir de convênio firmado entre o Governo do Estado e a Agência Nacional de Águas (ANA), dentro do Programa Nacional de Qualidade da Água.

Durante visita realizada nesta quarta-feira (01), o coordenador nacional do Programa, Maurrem Ramón, disse que a adesão é voluntária e o estado de Alagoas aderiu com o envio de uma carta relacionando os órgãos envolvidos. “Agora estamos na etapa de assinatura do acordo de cooperação para depois passar para a consolidação do plano de metas do contrato, para que seja iniciado o acompanhamento dos pontos definidos”, explicou.

Segundo o diretor de Laboratório do IMA, Manuel Messias, as 22 bacias hidrográficas que serão monitoradas já foram selecionadas e, para cada ponto analisado, serão repassados ao órgão a quantia de R$ 1.100,00. “Além de equipamentos importantes, teremos ainda uma sonda, computador e carro para garantir a execução do trabalho. O acompanhamento do monitoramento acontecerá em forma de relatórios trimestrais com os resultados das análises”, detalhou.

Já foram entregues e instalados duas estufas, um sistema de determinação de Demanda Bioquímica de Oxigênio, um espectrofotômetro de UV visível e um cromatógrafo de íons. “Na parte de investimentos a prioridade é por equipamentos, porque geralmente são mais caros e mais difíceis de serem conseguidos pelos órgãos”, explicou Maurrem.

Ele afirmou também que há a previsão de compra de mais equipamentos ainda no primeiro semestre. “Nós temos mais demandas e já vamos atualizar nosso pedido para tentar conseguir mais equipamentos”, comentou Messias. Todo o material fica cedido ao IMA durante o tempo que durar o convênio, no final o órgão recebe tudo como doação.

Fonte: Agência Alagoas

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »