saneamento basico

Até 2017, 40,39% de Joinville terá esgoto tratado

A Companhia Águas de Joinville está ampliando a cobertura de tratamento de esgoto na cidade. Em 2014, nove mil imóveis já receberam autorização para se conectarem à rede de coleta e outras 15 mil residências estarão aptas a fazer a conexão até o final do ano. Segundo a Companhia, ao fim de 2014 cerca de 30% das residências de Joinville terão seu esgoto tratado. A previsão para 2017 é que esse número chegue a 40,39%.

Para que o sistema de esgoto funcione, é preciso conscientização. O gerente de esgoto da Águas de Joinville, Cristian dos Santos, alerta para os problemas que uma ligação errada pode causar. “A rede de esgoto não deve receber água da chuva”, comenta Cristian. O alto volume de água pode ultrapassar a capacidade da tubulação. “Isso faz com que o esgoto volte para as casas, principalmente aquelas que ficam em regiões mais baixas”, fala Cristian.

A tubulação de esgoto dentro da propriedade é de responsabilidade do morador. “É importante que a ligação seja feita por um profissional qualificado”, alerta o gerente. A Águas de Joinville assumiu a fiscalização das ligações. Quem não estiver corretamente conectado, pode ser punido com multa.

A população precisa estar atenta. A ligação só poderá ser feita após o morador receber a autorização de técnicos da Águas de Joinville. “Antes, durante e depois da obra de implantação da rede, nossa equipe visitará casa por casa passando todas as orientações”, disse Cristian. Segundo o gerente da Águas de Joinville, a utilização correta da nova rede traz grandes avanços para a cidade. “O principal benefício é a preservação do meio ambiente”, garante.

Uma estimativa feita pela Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que cada real investido em saneamento básico gera uma economia de quatro reais em gastos na saúde. Por isso, ao investir cada vez mais em saneamento básico, a Companhia garante a qualidade de vida dos joinvilenses.

Últimas Notícias: