Skip to content
quarta-feira, junho 29, 2022
Últimas Notícias:
  • Copasa inicia etapa final das obras de implantação dos sistemas de abastecimento de água em distritos de Montes Claros
  • Lixo urbano da Região Metropolitana do Rio de Janeiro pode virar energia elétrica para 1,5 milhão de residências
  • Sabesp inicia obras em Guarulhos/SP
  • Gestão de resíduos perigosos em refinarias de petróleo
  • STF nega andamento de recurso da Cagepa contra concessão de água em Santa Rita
Portal Saneamento Básico

Portal Saneamento Básico

O maior portal de Saneamento Básico da internet!

  • Notícias
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Opinião
    • Outros
  • Acervo Técnico
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Outros
  • Guia de Compras
  • Licitações
  • Vagas
  • Eventos e Cursos
  • Vídeos
  • Mídia Kit
  • Login
lagoa

Casan é multada em R$ 15 milhões por rompimento de lagoa em Florianópolis; UFSC alerta sobre riscos ambientais

  • Geral
  • janeiro 28, 2021
Imagem Ilustrativa

Segundo Fundação Municipal do Meio Ambiente, extravasamento da lagoa de infiltração da estação de tratamento de esgoto da empresa danificou dunas e restingas.

A prefeitura de Florianópolis multou em R$ 15 milhões a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) na quarta-feira (27) pelo rompimento da lagoa de infiltração da estação de tratamento de esgoto da empresa. Após a enxurrada que atingiu o bairro Lagoa da Conceição, que deixou 35 residências danificadas e atingiu 66 pessoas diretamente, especialistas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) alertaram para prejuízos ambientais e riscos para a saúde humana.

De acordo com a Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram), o rompimento que ocorreu na segunda-feira (25) danificou dunas e restingas no entorno da lagoa artificial, e alterou a qualidade da água na região. O município contratou um laboratório para identificar quais tipos de resíduos foram levados para dentro do mar. O laudo deve sair nos próximos dias, mas a data não foi divulgada pela prefeitura.

A Casan tem o prazo de 20 dias para a apresentação da defesa e cinco para o pagamento da multa com 30% de desconto em relação ao valor estabelecido conforme legislação federal. O órgão pode recorrer da decisão.


LEIA TAMBÉM: PROJETO DE LOGÍSTICA REVERSA COLETA 12,8 TONELADAS DE RESÍDUOS ELETRÔNICOS


Floram

Segundo a Floram, não há um direcionamento específico no momento de como será usado o recurso determinado na autuação. No entanto, a expectativa é que ele seja destinado às atividades relacionadas na proteção e na preservação de importantes áreas ambientais da cidade.

Em entrevista ao Bom Dia SC, na NSC TV, a presidente do órgão, Roberta Maas dos Anjos, disse que haverá ressarcimento dos prejuízos aos moradores. O órgão também informou que faz um processo administrativo interno para apurar os fatos.

“O principal ponto da Casan sempre é a assistência da comunidade. Sabemos da nossa responsabilidade, apesar de ser um evento natural em cima de um equipamento tecnológico. A gente não exime da nossa responsabilidade”, disse.

A Polícia Civil e o Ministério Público Federal (MPF) investigam o rompimento. A Câmara de Vereadores da cidade abriu uma comissão para acompanhar os esclarecimentos sobre o caso.

Na quarta-feira, o Instituto do Meio Ambiente (IMA) informou que um relatório de balneabilidade no local mostrou que todos os pontos próximos do extravasamento estão impróprios para banho. A coleta foi feita na segunda-feira, quando foi constatado grande índice de coliformes fecais no local.

UFSC Monitora o Local e faz Alerta

Pesquisadores dos projetos Ecoando Sustentabilidade e Veleiro Eco e dos laboratórios de Ficologia (Lafic), de Oceanografia Química e Biogeoquímica Marinha (Loqui) e do Núcleo de Estudos do Mar (Nemar) da UFSC, demonstraram preocupação com o extravasamento na região. Uma análise independente é feita pelos especialistas.

Além dos prejuízos ambientais, o derrame também pode apresentar riscos à saúde humana. Conforme os especialistas, ainda que o líquido seja de esgoto tratado, não se descarta a possível presença de patógenos residuais. Por isso, será necessário analisar a qualidade da água, para monitorar a presença de patógenos já identificados na região, como o vírus da hepatite A.

O documento sugere que, por precaução, seja limitado ou proibido o contato de pessoas nas áreas afetadas e entorno “até que seja realizada caracterização detalhada do evento, por meio de análises químicas e biológicas da água e do sedimento”.

Segundo o biólogo Paulo Antunes Horta, da UFSC, alguns animais mortos já foram vistos no local. A suspeita é de que a erosão do solo e outras matérias orgânicas no mar tenham prejudicado o nível de oxigênio da Lagoa da Conceição.

“É um acidente extraordinário, que merece atenção de toda a comunidade de Florianópolis e de Santa Catarina, porque os seus impactos talvez maiores estarão de agora para frente”, disse.

Os pesquisadores destacaram também que a variação de salinidade por causa da grande quantidade de água doce pode ter efeitos na Lagoa da Conceição. Comunidades bênticas, que são organismos que vivem no fundo dos ambientes aquáticos e possuem elevada importância para o equilíbrio ecológico do sistema, podem ser afetadas também pelos sedimentos arrastados pela enxurrada.

Fonte: G1.

AnteriorAnteriorProjeto de logística reversa coleta 12,8 toneladas de resíduos eletrônicos
PróximoObras de drenagem do Governo do Estado diminuem transtornos causados por alagamentos em Imperatriz/MAPróximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Ultrafiltração

Capacitação e Treinamento

Capacitação e Treinamento

Acervo Técnico

Gestão de resíduos perigosos em refinarias de petróleo

1 min de leitura

O objetivo do presente trabalho foi avaliar a gestão dos resíduos sólidos perigosos gerados na atividade de refinarias de petróleo no Brasil, descrevendo processos, caracterizando a geração dos mesmos em cada etapa do refino e avaliando técnicas de tratamento e de destinação final.

Água e vidas contaminadas: a relação entre saneamento e infância

12 min de leitura

Como a água consumida e o esgoto não tratado comprometem a cidadania de crianças brasileiras e trazem prejuízos à sua saúde.

Vídeos

bf-dias

B&F Dias presente no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética

0 min de leitura

Os executivos da empresa, Felipe Medeiros e Pedro Amaral, estiveram presentes no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética que aconteceu em abril de 2022 na cidade de São Paulo.

Desidratação de Lodo Pieralisi

Conheça as soluções para secagem e desidratação de lodo de ETA, ETE e ETDI da empresa Pieralisi

1 min de leitura
tequaly

Você já conhece a estrutura da Tequaly?

0 min de leitura
bf-dias

B&F Dias diversifica sua linha de produtos e também é solução para tratamento de água

0 min de leitura

Eventos e Cursos

XIII BENCHMARKING INTERNACIONAL RESÍDUOS SÓLIDOS

O BENCHMARKING acontece em Portugal, com inicio no sábado, 02 de julho, na cidade do Porto e término em Lisboa no sábado, 09 de julho.

Mais informações »

Plano de Negócio – Concessões de Saneamento

Data: 07/07 e 14/07

Este curso visa capacitar interessados em ingressar ou evoluir profissionalmente neste mercado!

Mais informações »

Tratamento de Águas de Abastecimento – Sistemas Convencionais e Técnicas Avançadas

Dias 21, 26 e 28 de julho. Das 08:30 às 18:00

O objetivo do curso é apresentar e discutir os principais processos unitários envolvidos no tratamento de águas de abastecimento, seja utilizando sistemas convencionais.

Mais informações »

Parceiros

suez
DENORA
paques-logo-home.jpg
bf-dias
logo-netzsch
clean environment brasil
Superbac
Penetron
aquamec
Conaut
logo-bioproj

Sobre Nós

Como mostrar o que acontece e o que acontecerá para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com águas de abastecimento público, esgotos domésticos, resíduos sólidos urbanos, micro e macro drenagem? Quais serão as próximas leis, investimentos e ações que vão impactar sua cidade ou seu negócio?

Continuar lendo…

Anuncie Conosco

Clique Aqui!

Endereço

Alameda dos Jurupis, 1005 – Salas 111 e 112, São Paulo/SP – CEP: 04088-003

Telefone

(11) 3473-1207

Newsletter

 ©2022 Portal Saneamento Básico. Todos os Direitos Reservados.