Skip to content
terça-feira, maio 24, 2022
Últimas Notícias:
  • Energia Renovável no Brasil
  • Desenvolvimento Sustentável orienta como descartar resíduos da construção civil
  • Startup chilena que fatura US$ 40 mi com bioplásticos chega ao Brasil
  • Tuiuti/SP ganhará um moderno sistema de tratamento de esgoto
  • Prefeitura executa ações para melhorar drenagem urbana no Guarujá/SP
Portal Saneamento Básico

Portal Saneamento Básico

O maior portal de Saneamento Básico da internet!

  • Notícias
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Opinião
    • Outros
  • Acervo Técnico
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Outros
  • Guia de Compras
  • Licitações
  • Vagas
  • Eventos e Cursos
  • Vídeos
  • Mídia Kit
  • Login

(CE) Petrobras usa água de Mossoró (RN) para suas operações em Paracuru

  • Geral
  • fevereiro 13, 2014

A Petrobras está buscando água em Mossoró (RN) para suas operações em Paracuru (CE), revelou a Companhia dos Recursos Hídricos (Cogerh), por meio da sua assessoria de imprensa. O recurso hídrico “viaja” 300 quilômetros. Isso ocorre porque a estatal está desautorizada de utilizar a água da Lagoa Grande, que abastece Paracuru. Neste caso, está sendo aplicada a premissa do uso prioritário da água para o consumo humano e a dessedentação de animais, conforme a Lei 9.433, de 8 de janeiro de 1997, que estabeleceu a Política Nacional de Recursos Hídricos.

A petrolífera recebeu a outorga nº 706/2013, de 29/11/2013, publicada no Diário Oficial do Estado (DOU), de 6 de janeiro, que dá direito ao consumo industrial por quatro anos. Contudo, a Cogerh explica que a outorga é um documento “precário”, podendo ser retirado o direito de uso, em casos especiais, como a seca. A Lagoa Grande está com 80 cm de água, no ponto mais profundo, diz o diretor de Meio Ambiente de Paracuru, Edmundo Ferreira.

Conforme a Cogerh, a Petrobras não retira água da lagoa em Paracuru desde dezembro de 2012. A companhia ressaltou que a Petrobras possui licenças ambientais para perfurar poços no município, caso seja necessário. “A água utilizada no empreendimento da empresa está vindo de Mossoró, através de navio”, destacou.

O POVO entrou em contato com a Petrobras. A empresa afirmou que não vai comentar o assunto. A vasão outorgada pela Cogerh à Petrobras é de 3,3 litros por segundo.

Toda água é pública
Antes da proibição, a Petrobras retirava água da Lagoa Grande há cerca de 20 anos, conforme o bacharel em direito, Lauro Gomes, cuja família é proprietária das terras onde está a parte da lagoa de onde saia o recurso hídrico para a estatal, segundo conta. Conforme ele, a Petrobras tem um contrato com a família desde então e paga para ter acesso à área de captação.
O gerente de Outorga da Agência Nacional de Águas (ANA), Luciano Menezes, explica que a Constituição Federal de 1988 determina que toda água é pública – estatual ou federal. Tudo isso, mesmo que esteja em propriedade particular.

“A água não pertence ninguém em particular. Se qualquer pessoa, empresa, setor público ou privado, inclusive a própria União, precisar de água, a gente precisa outorgar. No mínimo, é passível de cadastro, porque precisamos de um balanço hídrico. Inclusive o uso humano (que é diferente de abastecimento urbano) e animais, precisa de outorga, mas são os únicos casos em que não pode parar a autorização”, reforça Luciano.

O gerente adverte que o governo tem o poder de autorizar a retirada de água, mesmo em propriedades privadas, sem pagar nada. “Não há indenização para isso. A água não é sua, mesmo que você tenha autorização para utilizá-la. Se alguém tiver a autorização para chegar à sua propriedade e pegar água, pode fazer”, reitera. Ele faz a ressalva que a água é pública, mas propriedade pode ser privada. Por isso, o imbróglio, por vezes, ocorre na parte da terra.

Fonte: O Povo
Veja mais: http://www.opovo.com.br/app/opovo/economia/2014/02/13/noticiasjornaleconomia,3205979/petrobras-usa-agua-de-mossoro.shtml

AnteriorAnteriorNova estação de água pode resolver problemas de abastecimento em Teresina
PróximoÔnibus híbrido está em fase de testes em FortalezaPróximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Ultrafiltração

Capacitação e Treinamento

Capacitação e Treinamento

Acervo Técnico

Energia Renovável no Brasil

1 min de leitura

Ao longo da história da humanidade, o uso da energia tem sido cada vez mais presente e essencial na vida de todos.

Sustentabilidade na construção civil

1 min de leitura

O presente trabalho pretende apresentar uma abordagem sobre o tema SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇAO CIVIL através de casos reais pois as características de uma construção sustentável interferem diretamente na relação do homem/meio-ambiente com questões que podem ser minimizadas quando se resolve investir em um planejamento adequado.

Vídeos

tequaly

Você já conhece a estrutura da Tequaly?

0 min de leitura

É muito fácil se impressionar com a estrutura da Tequaly, são mais de 100 mil m² de espaço, sendo 5 mil de área administrativa e todo o restante de área fabril.

bf-dias

B&F Dias diversifica sua linha de produtos e também é solução para tratamento de água

0 min de leitura
assista-agora

Vídeo aula: Implantação e Gestão de Concessionária de Saneamento

0 min de leitura
Futuro aguas

FILME: O Futuro das Águas: o desafio do século

1 min de leitura

Eventos e Cursos

Compliance no Saneamento e o Impacto da Agenda ESG

Data: 08/06

A disciplina visa apresentar a importância do compliance na estruturação e operação de projetos de saneamento, assim como o impacto da agenda ESG no setor.

Mais informações »

Plano de Negócio – Concessões de Saneamento

Data: 07/07 e 14/07

Este curso visa capacitar interessados em ingressar ou evoluir profissionalmente neste mercado!

Mais informações »

Tratamento de Águas de Abastecimento – Sistemas Convencionais e Técnicas Avançadas

Dias 21, 26 e 28 de julho. Das 08:30 às 18:00

O objetivo do curso é apresentar e discutir os principais processos unitários envolvidos no tratamento de águas de abastecimento, seja utilizando sistemas convencionais.

Mais informações »

Parceiros

aquamec
suez
logo-netzsch
clean environment brasil
Superbac
Penetron
logo-bioproj
paques-logo-home.jpg
bf-dias
Conaut
DENORA

Sobre Nós

Como mostrar o que acontece e o que acontecerá para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com águas de abastecimento público, esgotos domésticos, resíduos sólidos urbanos, micro e macro drenagem? Quais serão as próximas leis, investimentos e ações que vão impactar sua cidade ou seu negócio?

Continuar lendo…

Anuncie Conosco

Clique Aqui!

Endereço

Alameda dos Jurupis, 1005 – Salas 111 e 112, São Paulo/SP – CEP: 04088-003

Telefone

(11) 3473-1207

Newsletter

 ©2022 Portal Saneamento Básico. Todos os Direitos Reservados.