saneamento basico

Copasa intensifica ações para estimular economia no consumo de água na RMBH

Os passageiros que utilizarem o metrô de Belo Horizonte, nesta sexta-feira, poderão se surpreender com a companhia de atores que participam de uma campanha para estimular a economia de água. Após a redução do consumo na região metropolitana da capital ficar somente na metade do percentual esperado pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), nos últimos meses, as ações estão sendo intensificadas pela empresa.

Segundo a Copasa, a economia de água na RMBH durante o mês de junho deste ano chegou a 15,2% em relação ao mesmo período do ano passado. Em janeiro, a companhia pediu à população e às empresas uma redução de cerca de 30% no consumo mensal. Durante as férias escolares, a Copasa percorre os parque da RMBH promovendo ações semelhantes para sensibilizar principalmente as crianças.

Nesta sexta-feira, das 9h às 11h e das 14h às 16h, os atores vão apresentar aos passageiros dicas de economia de água e distribuir material informativo da campanha de mobilização social “Cada Gota Conta”. A ação é uma parceria da Copasa com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).

De acordo com a companhia de saneamento, os personagens também vão reforçar a informação do baixo nível dos reservatórios do Sistema Paraopeba, que hoje está com apenas 33,3% da sua capacidade. Em 2014, nesse mesmo período, o sistema apresentava 56,1% do total e, em 2013, operava com 89,4% do total de ‘reservação’.

“Nosso objetivo é reforçar a campanha nos pontos de maior concentração de pessoas, como as estações do metrô. Vamos pedir a colaboração de todos os passageiros e orienta-los que medidas simples, como fechar o registro do chuveiro na hora de ensaboar e não deixar as torneiras pingando, contribuem muito para a economia de água”, afirma o agente de saneamento, Breno Guedes.

 

Fonte: EM.com

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »