saneamento basico
sanesul

Dourados/MS completa 84 anos com grandes obras de saneamento

Na atual gestão do Governo do Estado (2015 a 2019), a Sanesul investe em saneamento em Dourados aproximadamente R$ 241,5 milhões (recurso próprio e federal).

Dourados completa nesta sexta-feira (20) 84 anos de emancipação política com grandes avanços na área de saneamento. A cidade possui o serviço de fornecimento de água tratada universalizado para as famílias douradenses e a cobertura de esgoto cresce a cada dia.

De acordo com a Diretoria de Engenharia e Meio Ambiente da Sanesul (DEMAN), atualmente a cobertura de esgoto na cidade de Dourados é de aproximadamente 75%.

A parceria entre o Governo do Estado, por meio da estatal, e o município garantem avanços significativos na nessa área, com diversas obras concluídas, em execução e a executar.

Entre as obras que devem ser concluídas em breve está a nova Estação de Tratamento de Esgoto, denominada ETE IPÊ, com capacidade de tratar 100 litros por segundo. Ela está sendo construída ao lado direito da rodovia MS 156, sentido Distrito Industrial e é feita com recursos federais e da Sanesul.

Já na parte de distribuição de água tratada, as obras avançam para assegurar a ampliação do sistema, garantindo o atendimento da demanda atual e futura da população.

Reservatórios

A Sanesul está construindo mais dois novos reservatórios. Juntos, eles terão capacidade de reservar três milhões de litros de água tratada. A obra está sendo executada às margens da Avenida Guaicurus, saída para as universidades UEMS e UFGD.

Além disso, também está sendo feita a perfuração de dois super poços de aproximadamente 600 metros de profundidade cada. A previsão é a de que, juntos, eles produzirão 450 mil litros de água por hora.

“Dourados está no caminho certo porque investir em saneamento é investir na qualidade de vida dos douradenses, na saúde pública, na preservação ambiental. O Governo do Estado trabalha firme rumo à universalização do esgotamento sanitário no estado”, destaca o diretor-presidente da Sanesul, Walter Carneiro Junior.

Considerando obras concluídas, em execução e a executar, na atual gestão do Governo do Estado (2015 a 2019), a Sanesul investe em saneamento em Dourados aproximadamente R$ 241,5 milhões (recurso próprio e federal).

Fonte: Sanesul.

Últimas Notícias:
Gerenciando Montanhas Lodo

Gerenciando Montanhas de Lodo: O que Pequim Pode Aprender com o Brasil

As lutas do Rio com lodo ilustram graficamente os problemas de água, energia e resíduos interligados que enfrentam as cidades em expansão do mundo, que já possuem mais de metade da humanidade. À medida que essas cidades continuam a crescer, elas gerarão um aumento de 55% na demanda global por água até 2050 e enfatizam a capacidade dos sistemas de gerenciamento de águas residuais.

Leia mais »