saneamento basico

Em 2014 começa a nova etapa do tratamento de esgoto

Novo Hamburgo – Em 2014, três grandes obras serão realizadas em Novo Hamburgo. Uma no bairro Roselândia, outra na parte baixa do bairro Canudos e a terceira no Santo Afonso, todas voltadas para o tratamento de esgoto.

As obras, juntas, somam um investimento de R$ 152,38 milhões. A novidade é a implantação da coleta absoluta. Por meio desse sistema de tratamento, todas as residências terão encanamento individual para levar o esgoto doméstico até uma grande tubulação que será instalada no meio da via. Sendo assim, o trânsito, no trecho em que estiver em obras, será completamente interrompido.

Pelo menos duas regiões da cidade estarão repletas de buracos, ruas trancadas e com mobilidade urbana complicada. A justificativa para os inconvenientes é um conjunto de obras que a Comusa – Serviços de Água e Esgoto vai realizar no ano que vem. As melhorias, como comenta o diretor-presidente da instituição, Mozar Dietrich, serão para dar fim a um título hamburguense nada lisonjeiro.

Somos conhecidos como cidade do arroio preto. Essa história circula pelo mundo inteiro. Agora vamos aumentar o percentual de esgoto tratado de 4,5% para 80%, projetando os 100%”, salienta.

Diferença entre coleta mista e absoluta
Neste ano, a Comusa conclui a instalação de interceptores ao longo do Arroio Luiz Rau. Foram instalados coletores mistos, que captam a água da chuva e o esgoto, juntamente, para levar até a estação de tratamento. Até 2009, o Ministério das Cidades financiava obras com esse sistema de captação.

Mas ocorreram mudanças na legislação e agora o governo federal só libera recursos para projeto de coleta absoluta, ou seja, esgoto cloacal e esgoto pluvial em redes distintas. Como ao longo da Avenida Nações Unidas foi instalada a coleta mista, o ministério já liberou R$ 1,6 milhão para elaborar projeto para a coleta absoluta neste trecho também. “Mas é só o projeto, pois não temos nenhuma previsão de quando teremos o recurso ou faremos essa obra”, explica Dietrich. A cobrança da taxa pelo tratamento de esgoto começará a ser cobrada quando o novo sistema começar a valer.

Fonte: Diário de Canoas
Veja mais: http://www.diariodecanoas.com.br/novo-hamburgo/485850/em-2014-comeca-a-nova-etapa-do-tratamento-de-esgoto.html

Últimas Notícias:
Investimentos em saneamento na Baixada Santista crescem cinco vezes e alcançam R$ 980 por pessoa ao ano (1)

Investimentos em saneamento na Baixada Santista crescem cinco vezes e alcançam R$ 980 por pessoa ao ano

Os investimentos em saneamento básico na Baixada Santista serão cinco vezes maior após a desestatização da Sabesp promovida pelo Governo de São Paulo. Serão R$ 8,1 bilhões em investimentos de 2026 até 2029 (média de R$ 2 bilhões por ano) para resolver desafios estruturais no abastecimento de água e esgoto. Além disso, R$ 2,43 bilhões já foram aplicados entre 2024 e 2025. Antes da desestatização, a média anual de investimentos foi de R$ 400 milhões por ano entre 2017 e 2024.

Leia mais »
Reciclagem de liners de figurinhas da Copa movimenta indústria

Reciclagem de liners de figurinhas da Copa movimenta indústria

A Polpel, única empresa no Brasil especializada na reciclagem de liners — o papel revestido de silicone que sobra após colar figurinhas. Projeta processar duas toneladas do material durante a Copa do Mundo de 2026, volume quase dez vezes superior às 230 quilos registrados na edição de 2022. O salto reflete a adesão de grandes companhias, como a Natura (NATU3), e uma campanha viral nas redes sociais que mobilizou pessoas físicas a enviarem os resíduos diretamente para a recicladora, localizada em Guarulhos (SP).

Leia mais »