saneamento basico

Governo do RJ lança edital para reduzir esgoto na Baía de Guanabara

Em seu primeiro dia como secretário de Estado do Ambiente (SEA), Indio da Costa, informou que vai abrir edital para licitação das obras de construção do tronco-coletor para reduzir o lançamento de esgoto na Baía da Guanabara em mil litros por segundo. Serão gastos R$ 96 milhões.

O valor será financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O tronco terá extensão total de 4,5 km e captará esgoto de cerca de 200 mil habitantes da cidade, dos bairros e comunidades do Centro, Catumbi, Rio Comprido, Cidade Nova, Estácio e Santa Teresa.

O total da vazão coletada será encaminhado para a Estação de Tratamento de Esgotos da Alegria, situada no Caju. O empreendimento ainda tem a vantagem de utilizar Método Não Destrutivo – MND, através da tecnologia Pipe Jacking, ou seja, sem perfuração na superfície, de modo a minimizar os impactos no trânsito local.
Segundo o secretário, já há recursos aprovados, do Fundo Estadual de Conservação Ambiental (Fecam), para a instalação de oito ecobarreiras na foz de rios que desaguam na Baía de Guanabara. Atualmente, são 14 ecobarreiras instaladas, das quais dez em rios e canais que desaguam na Baía de Guanabara.

Tronco Coletor
O Tronco Coletor Cidade Nova é dividido em dois trechos iniciais, com um metro de diâmetro cada, que se encontram no Viaduto dos Pracinhas. O trajeto de um dos trechos iniciais é por baixo da Rua Benedito Hipólito enquanto o outro trecho por baixo da Avenida Paulo de Frontin a cerca de 6 metros de profundidade. A partir do ponto de encontro, o tronco coletor passa ao diâmetro de 1,5 metro e segue por via subterrânea de São Cristóvão à Avenida Brasil.

A secretaria contratou técnicos do Museu Nacional da UFRJ para elaboração do Projeto do Diagnóstico Interventivo do Patrimônio Arqueológico e Histórico da Área de Influência, para a compatibilização da Licença Ambiental com as salvaguardas do patrimônio arqueológico, conforme Portaria IPHAN.

Mudança no governo

O governador do Rio, Sérgio Cabral, convidou o presidente estadual do PSD, Indio da Costa, para ocupar o cargo de Secretário do Ambiente. Indio da Costa assumiu o lugar que era do deputado estadual Carlos Minc.

O novo secretário do Ambiente, Indio da Costa, já foi vereador e deputado federal e exerceu cargos no Poder Executivo Municipal. Ele também já foi candidato à vice-presidência do Brasil na chapa de José Serra.

Após sete anos de aliança, o PT-RJ e o PMDB-RJ decidiram no dia 27 de janeiro que os petistas deixariam o Governo do Rio de Janeiro. Segundo o partido do Rio e o prefeito de Maricá, na Região dos Lagos, Washington Quaquá, a separação foi consensual.

Minc: três anos no cargo

O deputado estadual Carlos Minc assumiu pela segunda vez, em janeiro de 2011, o cargo de secretário de Ambiente.

Ele esteve à frente da pasta também em 2007 e 2008, quando saiu para assumir o Ministério do Meio Ambiente do governo Lula.

Fonte: G1

Veja mais: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2014/02/governo-do-rj-lanca-edital-para-reduzir-esgoto-na-baia-de-guanabara.html

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »