saneamento basico

Governo recupera dessalinizadores e leva água potável no RN

Uma série de ações que visam ampliar o acesso à água potável para a população rural do RN vem sendo desenvolvidas pelo Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), entre elas o programa de recuperação de dessanilizadores. Nesse início de ano, mais de 1900 famílias já estão sendo beneficiadas, através do acesso à água potável para consumo no dia a dia, com as intervenções realizadas.

Os primeiros municípios beneficiados foram Alto do Rodrigues, Areia Branca e Jandaíra. Em Alto do Rodrigues, nas comunidades de Vila Floresta, Vila Listrada e Barroca e em Jandaíra, na comunidade de Trincheira. Nesta última, houve trocas de membranas e filtros. Já em Areia Branca, quatro comunidades receberam manutenção: São José, Redonda, São Cristovão e Ponta do Mel. Além de membranas e filtros, foram trocados também manômetros e bombas centrífugas.

O Secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Mairton França, ressalta a importância das intervenções nessas comunidades, uma vez que as famílias voltaram a ter acesso à água de qualidade para o consumo diário. “Os dessalinizadores são obras estruturantes para se conviver com a falta de água no semiárido”, enfatiza.

As comunidades que recebem o abastecimento por meio desses sistemas normalmente têm dificuldade na obtenção de água, uma vez que os mananciais e poços possuem apenas água salobra. São comunidades de difícil acesso e dispersas nas zonas rurais dos municípios.

Segundo o Coordenador de Hidrogeologia da Semarh, Ranielle Linhares, um sistema de dessalinização de água não é de fácil manutenção, pois os filtros precisam ser trocados a cada três meses e limpezas químicas são constantes.

Na próxima semana, a equipe da Semarh realizará uma visita técnica nos dessalinizadores de cinco comunidades do município de São Tomé, a fim de diagnosticar e, caso necessário, posteriormente, iniciar as manutenções. Para estas ações de recuperação, já foram investidos cerca de R$ 100 mil oriundos do tesouro estadual em 2017.

Os trabalhos de implantação, manutenção e recuperação de dessalinizadores são realizados pela Coordenadoria de Hidrogeologia (Cohidro) da Semarh. Em 2016, 136 sistemas foram recuperados e mantidos pela Secretaria. O objetivo dos dessalinizadores é garantir acesso à água de melhor qualidade. Além disso, o gerenciamento do sistema é feito pela própria comunidade, promovendo, assim, o uso consciente da água.

Fonte: G1

Últimas Notícias:

Copa do Mundo do Saneamento: se o critério de classificação do mundial fossem as condições sanitárias, o Brasil seria eliminado na segunda fase (16 avos de final). O Japão levantaria a taça

Levantamento da ABES- SP compara os índices de saneamento entre todos os países que participam do torneio. O especialista da ABES-SP, Álvaro Diogo Teixeira, ressalta que o estudo é importante, em tempos de celebração do esporte, para evidenciar que ainda há bilhões de pessoas no planeta sem acesso à água e ao saneamento.

Leia mais »
Governo de Minas Gerais levanta R$ 8,4 bi com privatização da Copasa (1)

Enquanto a Espanha passa anos debatendo sem chegar a uma decisão, a França dá um exemplo ao transformar estações de tratamento em uma reserva estratégica para fortalecer os reservatórios

A escassez hídrica exige soluções inovadoras e eficientes em todo o continente europeu. Diante da crise atual, o território francês adota medidas avançadas para reaproveitar recursos hídricos descartados, mitigando os impactos severos da falta de água e garantindo o abastecimento seguro da população.

Leia mais »