saneamento basico

Ibiporã/PR é destaque em ranking de Saneamento Básico

Cidade está entre os 80 municípios brasileiros avaliados com a pontuação máxima da Universalização do Saneamento do ranking da Abes.

Ibiporã está entre os 80 municípios brasileiros avaliados com a pontuação máxima da Universalização do Saneamento do ranking da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) divulgado este mês.

O ranking, que reuniu os últimos dados disponibilizados pelo Sistema Nacional de Informações de Saneamento, do Ministério das Cidades, avaliou nesta edição 1.894 municípios de todas as regiões do país, o que corresponde a 34% do total e 67% da população do país.

O levantamento apresenta o percentual da população das cidades brasileiras com acesso aos serviços de abastecimento de água, coleta de esgoto, tratamento de esgoto, coleta de resíduos sólidos e o quanto desses resíduos recebem destinação adequada.

Quesitos da ABES

Os municípios foram divididos em quatro categorias, segundo a pontuação: rumo à universalização (80), compromisso com a universalização (201), empenho para a universalização (1342) e primeiros passos (271).

Segundo a Abes, se considerar apenas o quesito abastecimento de água, um grupo de 59 municípios atingiu a pontuação máxima. Entre as cidades de pequeno e médio portes que atingiram a pontuação máxima, 95% (39) são do Sudeste. Apenas Tamandaré (Pernambuco) e Ibiporã alcançaram essa pontuação nas regiões Nordeste e Sul, respectivamente.

Ibiporã atingiu 492,19 de um total de 500 pontos, alcançados quando o município alcança 100% em todos os cinco indicadores. A posição ocupada pelo município corrobora o serviço de saneamento básico de excelência prestado à população.

Desde 1968 a cidade conta com um serviço municipal autônomo de água e esgoto (SAMAE), com altos índices de qualidade quando o assunto é água tratada, esgoto coletado e tratamento e gerenciamento de resíduos sólidos.

Fonte: assemae

Últimas Notícias:
Secagem Solar Lodo

Secagem Solar de Lodo

Na grande maioria das estações de tratamento de esgoto (ETEs), o lodo biológico é o resíduo sólido gerado em maior quantidade, sendo responsável por um dos maiores custos operacionais, devido principalmente aos serviços de transporte e destinação do material.

Leia mais »