Skip to content
quarta-feira, maio 18, 2022
Últimas Notícias:
  • Análise do aproveitamento do lodo de estações de tratamento de água em pavimentos
  • Destinação de Resíduos: Empreendedores assumem compromisso para destinar resíduos corretamente
  • Resistência de moradores dificulta avanço do saneamento no país
  • O governador Rodrigo Garcia liberou na segunda-feira, 16, R$ 298,2 milhões para obras e serviços na região metropolitana de São Paulo
  • Energias renováveis: um futuro sustentável
Portal Saneamento Básico

Portal Saneamento Básico

O maior portal de Saneamento Básico da internet!

  • Notícias
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Opinião
    • Outros
  • Acervo Técnico
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Outros
  • Guia de Compras
  • Licitações
  • Vagas
  • Eventos e Cursos
  • Vídeos
  • Mídia Kit
  • Login

Laboratório em Olinda vai fiscalizar tratamento de esgoto lançado em rios

  • Geral
  • janeiro 24, 2014

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) inaugurou, nesta quinta-feira (23), o Laboratório Central de Efluentes de Esgoto, que vai funcionar dentro da estação de tratamento de esgoto de Peixinhos, em Olinda. O laboratório é uma das ferramentas utilizadas para garantir que o esgoto está sendo devidamente tratado. A cerimônia marcou também os seis meses da parceria público privada (PPP) firmada com a empresa Foz para a universalização dos serviços de esgoto na Região Metropolitana do Recife.

O laboratório, com capacidade para 500 análises diárias, se une aos outros dois já existentes da Compesa, em Dois Unidos e Cabanga. “Todas as amostras do esgoto de entrada e de saída da estação de tratamento são examinadas nesse laboratório. A Compesa também tem laboratórios de verificação para confirmação desses resultados. Em síntese, esse laboratório é o fiscal do contrato que nós temos com a Foz para a universalização do esgotamento sanitário“, explica o secretário de Infraestrutura de Pernambuco, João Bosco de Almeida.

Com análises microbiológicas e físico-químicas, o laboratório é capaz de verificar se há presença de bactérias e protozoários, além de resíduos sólidos, garantindo que a água devolvida aos rios e córregos segue as leis ambientais. “Nós vamos colocar um efluente no rio muito melhor do que o rio tem. Com isso, ao longo do tempo, cada estação que formos inaugurando, cada área que for tendo uma cobertura de esgoto ampliada, vai tendo também a segurança que seu esgoto está sendo tratado e menos riscos à saúde“, afirma o presidente da Compesa, Roberto Tavares.

Foi investido R$ 1 milhão em equipamentos e reforma do espaço, que conta com dez técnicos. Um novo laboratório móvel também foi anunciado, como forma de levar até a população o conhecimento sobre o trabalho que vem sendo feito e também agilizar algumas aferições que podem ser feitas no local.

A estação de Peixinhos ainda está em fase de recuperação, com a primeira etapa concluída – o que resulta em poder circular pelo local e não sentir cheiro forte de esgoto. As 49 unidades do estado estão sendo recuperadas, mas essa é a primeira a concluir a etapa inicial.

“Falta colocar para funcionar diversos equipamentos que já existem e estão há anos sem funcionar, como as estações de bombeamento. Basicamente, colocando esses equipamentos, a gente garante que chega à condição do projeto original“, explica Pedro Leão, diretor presidente da Foz.

Desafios
Durante os seis primeiros meses, foram limpos quase 184 quilômetros de rede de esgoto e feitos 18 mil atendimentos, além da colocação de mais de 600 tampas de bocas de lobo em toda a Região Metropoliana e em Goiana, na Zona da Mata Norte. “Hoje a gente conhece o sistema, estamos conseguindo colocá-lo para funcionar cada vez melhor tanto nas redes quando nas unidades“, explica Leão.

A questão do cadastro da rede coletora, que era apontado como um fator que dificultava os trabalhos na coletiva dos 100 dias, tem sido superada com apoio das duas equipes. “O trabalho continua em andamento. Temos uma ferramenta de geoprocessamento onde estamos armazenando esses dados. As nossas equipes de campo, ao fazer um serviço de consertar uma tubulação, retroalimentam esse cadastro. Isso vai nos dando segurança e nos permite ir corrigindo os defeitos do sistema, que são defeitos às vezes de 50, 80 anos“, aponta o presidente da Compesa.

Porém, um dos maiores desafios ainda permanece na questão da conscientização da população. A maioria das solicitações de reparo nas tubulações está ligada ao lançamento de grande quantidade de gordura e lixo. “Isso é um fator extremamente negativo. É como se nós comêssemos muita gordura e estivéssemos jogando para dentro do nosso organismo muita coisa que não serve. Esgoto não é lixo“, avalia Leão.

Nesse período, foram realizadas 48 ações de educação ambiental em escolas e a expectativa é ampliar esse volume. “Hoje temos um programa definido, que tem metas estipuladas ao longo desses 12 anos. A Região Metropolitana do Recife vai sair de uma cobertura em torno de 30% para 90% de cobertura em 12 anos, com 100% do esgoto tratado“, garante.

Fonte: G1
Veja mais: http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/2014/01/laboratorio-em-olinda-vai-fiscalizar-tratamento-de-esgoto-lancado-em-rios.html

AnteriorAnteriorDispositivo portátil mede concentração de poluentes no ar
PróximoAécio diz que inflação está descontrolada e prevê dificuldades para Dilma em DavosPróximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Ultrafiltração

Capacitação e Treinamento

Capacitação e Treinamento

Acervo Técnico

Análise do aproveitamento do lodo de estações de tratamento de água em pavimentos

1 min de leitura

O presente estudo teve como objetivo analisar uma disposição final ambientalmente adequada, economicamente viável e tecnicamente praticável dos lodos de estação de tratamento de água como sub-camadas dos pavimentos, analisando o comportamento mecânico do lodo da ETA Mambu-Branco pelo ensaio Índice de Suporte Califórnia e análises de características físico químicas do material.

Energias renováveis: um futuro sustentável

2 min de leitura

Muita energia vem do Sol para a Terra, mas pouco é aproveitado. Uma parte da radiação solar fornece calor, outra forma os ventos, outra, os potenciais hidráulicos dos rios (pela evaporação e condensação), outra, as correntes marinhas.

Vídeos

tequaly

Você já conhece a estrutura da Tequaly?

0 min de leitura

É muito fácil se impressionar com a estrutura da Tequaly, são mais de 100 mil m² de espaço, sendo 5 mil de área administrativa e todo o restante de área fabril.

bf-dias

B&F Dias diversifica sua linha de produtos e também é solução para tratamento de água

0 min de leitura
assista-agora

Vídeo aula: Implantação e Gestão de Concessionária de Saneamento

0 min de leitura
Futuro aguas

FILME: O Futuro das Águas: o desafio do século

1 min de leitura

Eventos e Cursos

Ciclo Completo do Saneamento

Data: 20/05

O curso Ciclo Completo do Saneamento é uma oportunidade para o nivelamento de informações entre todos os colaboradores de uma concessionária sobre as várias etapas do processo, desde a captação da água bruta no manancial, tratamento, distribuição ao usuário, bem como a coleta e transporte do esgoto, tratamento, monitoramento e devolução ao corpo receptor. 

Mais informações »

Compliance no Saneamento e o Impacto da Agenda ESG

Data: 08/06

A disciplina visa apresentar a importância do compliance na estruturação e operação de projetos de saneamento, assim como o impacto da agenda ESG no setor.

Mais informações »

Plano de Negócio – Concessões de Saneamento

Data: 07/07 e 14/07

Este curso visa capacitar interessados em ingressar ou evoluir profissionalmente neste mercado!

Mais informações »

Parceiros

logo-bioproj
suez
clean environment brasil
Conaut
bf-dias
DENORA
aquamec
Superbac
paques-logo-home.jpg
Penetron
logo-netzsch

Sobre Nós

Como mostrar o que acontece e o que acontecerá para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com águas de abastecimento público, esgotos domésticos, resíduos sólidos urbanos, micro e macro drenagem? Quais serão as próximas leis, investimentos e ações que vão impactar sua cidade ou seu negócio?

Continuar lendo…

Anuncie Conosco

Clique Aqui!

Endereço

Alameda dos Jurupis, 1005 – Salas 111 e 112, São Paulo/SP – CEP: 04088-003

Telefone

(11) 3473-1207

Newsletter

 ©2022 Portal Saneamento Básico. Todos os Direitos Reservados.