Skip to content
quarta-feira, agosto 10, 2022
Últimas Notícias:
  • ANA e CNJ firmam cooperação para capacitação nas temáticas de conservação de água e solo, segurança de barragens, reservatórios e saneamento básico
  • 33º Encontro Técnico/Fenasan 2022: especialistas discutirão a gestão de resíduos sólidos nas áreas urbana e rural diante do novo Decreto 10936 (12/01/2022)
  • Reciclagem poderá gerar desconto no IR
  • Disponibilidade de metais pesados em aterro de indústria siderúrgica
  • BNDES e BID visam acordo para estudos de concessão de saneamento com foco em favelas e áreas rurais
Portal Saneamento Básico

Portal Saneamento Básico

O maior portal de Saneamento Básico da internet!

  • Notícias
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Opinião
    • Outros
  • Acervo Técnico
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Outros
  • Guia de Compras
  • Licitações
  • Vagas
  • Eventos e Cursos
  • Vídeos
  • Mídia Kit
  • Contato

Limeira/SP é penúltima em ranking do saneamento

  • Geral
  • junho 27, 2019

Entre municípios de grande porte rumo à universalização, cidade ficou em 32ª das 33 cidades

Limeira ficou na penúltima colocação entre 33 municípios listados entre as cidades de grande porte rumo à universalização no Ranking Abes da Universalização do Saneamento 2019, divulgado nesta semana pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes). Elaborada em parceria com a Archipelago consultoria, a edição reúne dados dos 1.868 municípios brasileiros considerando dados de 2017 fornecidos pelos próprios ao Sistema Nacional de Informações de Sanemaneto (SNIS) para o cálculo de cinco indicadores, com todas as informações autodeclaradas pelos prestadores.

Leia também:Acordo fará de Limeira referência no tratamento de esgoto

Limeira manteve, nesta edição, os mesmos indicadores do ranking do ano passado, quando estava em 26ª colocação entre 29 municípios. Continua com a nota máxima (100) nos quesitos tratamento de esgoto e destinação adequada, e 97,02 nos itens abastecimento de água, coleta de esgoto e coleta de resíduos sólidos, levando à pontuação total de 491,06, do máximo de 500.

O estudo também considera a taxa de internações por doenças relacionadas ao saneamento ambiental inadequado, calculada a partir da taxa de internações para cada 100 mil habitantes, com dados de saúde obtidos do DataSUS do Ministério da Saúde. O município apresentou melhora, caindo de 22,77 no ranking do ano passado para 18 no atual. Neste ano, o ranking pontua os municípios com plano de saneamento, que Limeira possui.

O Ranking

Limeira ficou atrás de cidades da região, como Piracicaba e Rio Claro, que ostentam o primeiro e segundo lugar, respectivamente, entre os municípíos de grande porte rumo à universalização. Ambos possuem nota máxima em todos os quesitos, e Rio Claro está com o plano de saneamento em elaboração. Outros municípios são Hortolândia (11º), Leme (19º) e Paulínia (21º).

O ranking é feito desde 2017, ano em que Limeira figurava em 9ª colocação entre 14 municípios, com pontuação total de 494,04 com nota máxima em três deles. Em 2018, trouxe mudanças como a categoria empenho para a universalização (no qual se enquadraram mais de 70% dos municípios ranqueados), além de considerar municípios de pequeno e médio portes (até 100 mil habitantes), além dos de grande porte, acima dessa população.

Em 2019, além da situação em relação à elaboração do plano de saneamento, foi feito o aprimoramento do indicador de resíduos sólidos, incorporando além dos resíduos domiciliares e públicos, os demais resíduos produzidos pelos municípios.

Grupo Seleto

A BRK Ambiental comemorou o fato do município integrar “um seleto grupo de cidades que possuem um Plano Municipal de Saneamento Básico e os serviços de saneamento classificados como ‘Rumo à universalização’.

Conforme a empresa, os números devem evoluir com as obras de modernização do Sistema de Abastecimento de Água e do Sistema de Esgotamento Sanitário que a concessionária realiza em Limeira. “O município já tem o abastecimento de água e a coleta e o tratamento de esgoto universalizados na área urbana. O ciclo atual de investimentos é de R$ 130 milhões que possibilitarão a realização de melhorias no sistema de abastecimento de água com a ampliação e modernização da Estação de Tratamento de Água [ETA] e a construção de novos reservatórios e adutoras, com o objetivo de atender ao crescimento do município. Na área de esgoto, os investimentos se referem principalmente à implantação de um sistema de tratamento em nível terciário, na principal estação de tratamento do município, a ETE Tatu, responsável pelo tratamento de cerca de 80% do esgoto coletado em Limeira”, afirmou Rodrigo Leitão, gerente de operações da BRK Ambiental em Limeira.

As obras de modernização do tratamento de esgoto atendem a um acordo com o Ministério Público assinado em dezembro de 2015. Um ano depois, foi aprovada alta extraordinária de 18,12% nas contas de água e esgoto para custeio das obras, orçadas, à época, na ordem de R$ 250 milhões. Na ocasião, a projeção de funcionamento do novo sistema era prevista para o primeiro semestre de 2019. O tratamento terciário deve aumentar a eficiência na remoção da carga orgânica de 40% para 98%, devolvendo ao ambiente água passível de reúso. A Gazeta tem questionado a concessionária sobre o andamento e conclusão das obras para início do funcionamento do sistema, sem retorno para entrevista sobre o assunto.

Na região, pontuação oscila

O ranking lista Cordeirópolis e Engenheiro Coelho entre os municípios de pequeno e médio porte classificados com empenho para universalização. Cordeirópolis tem a pontuação total de 325,15, com nota máxima (100) em abastecimento de água e coleta de esgoto. O município zerou em tratamento de esgoto, por ainda não ter a estação de tratamento concluída, e notas 89,82 em coleta de resíduos sólidos e 35,33 em destinação adequada. A taxa de internações é de 34 e o município tem o plano de saneamento.

Engenheiro Coelho tem nota máxima no tratamento de esgoto, coleta de resíduos sólidos e e destinação adequada. Pontuou com 73,14 e 72,04 em abastecimento de água e coleta de esgoto, respectivamente. A taxa de internações do município é 15, com o plano de saneamento em elaboração.

racemápolis figura entre os municípios de pequeno e médio porte rumo à universalização. Apesar dos constantes problemas de abastecimento de água e de vazamento de esgoto, que eram frequentes mesmo em 2017, ano em que são considerados os dados autodeclarados, o município obteve a pontuação de 498,60. A nota máxima foi nos itens tratamento de esgoto, coleta de resíduos sólidos e destinação adequada. A pontuação foi de 99,30 tanto para abastecimento de água quanto para coleta de esgoto. (Daíza de Carvalho)

Fonte: Gazeta.

AnteriorAnteriorDepois dos canudos, São Paulo quer proibir plásticos de uso único
PróximoAvaliação da ocorrência de fármacos na água dos mananciais e para consumo humano da região metropolitana de Belo HorizontePróximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Ultrafiltração

Capacitação e Treinamento

Capacitação e Treinamento

Acervo Técnico

Disponibilidade de metais pesados em aterro de indústria siderúrgica

1 min de leitura

O estudo efetuou o levantamento detalhado da fonte poluidora com coletas de amostras de águas superficiais, subterrâneas, efluentes e resíduos sólidos industriais, associados ao Aterro Industrial.

Pesquisa usa o lodo para retirar bactérias e antibióticos do esgoto

1 min de leitura

O trabalho foi premiado em um congresso internacional realizado em Turim, na Itália agora em julho.

Vídeos

bf-dias

B&F Dias presente no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética

0 min de leitura

Os executivos da empresa, Felipe Medeiros e Pedro Amaral, estiveram presentes no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética que aconteceu em abril de 2022 na cidade de São Paulo.

Desidratação de Lodo Pieralisi

Conheça as soluções para secagem e desidratação de lodo de ETA, ETE e ETDI da empresa Pieralisi

1 min de leitura
tequaly

Você já conhece a estrutura da Tequaly?

0 min de leitura
bf-dias

B&F Dias diversifica sua linha de produtos e também é solução para tratamento de água

0 min de leitura

Eventos e Cursos

Lodos Ativados, MBR e MBBR: Fundamentos dos Processos e Aspectos Operacionais

Datas: 10, 17 e 24 de agosto

Curso online para profissionais e estudantes que atuam com projetos, obras e operação de sistemas de tratamento de efluentes domésticos e industriais.

Mais informações »

8° Encontro Nacional das Águas

Congresso bienal dedicado ao debate dos principais temas que afetam o saneamento básico e a iniciativa privada.

Mais informações »

Encontro Técnico AESabesp / Fenasan 2022

Promovido há 33 anos consecutivos pela AESabesp – Associação dos Engenheiros da Sabesp, o Encontro Técnico da AESabesp – Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente é considerado o maior evento do setor na América Latina.

Mais informações »

Parceiros

aquamec
DENORA
logo-bioproj
paques-logo-home.jpg
clean environment brasil
bf-dias
Superbac
suez
Penetron
Conaut
logo-netzsch

Sobre Nós

Como mostrar o que acontece e o que acontecerá para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com águas de abastecimento público, esgotos domésticos, resíduos sólidos urbanos, micro e macro drenagem? Quais serão as próximas leis, investimentos e ações que vão impactar sua cidade ou seu negócio?

Continuar lendo…

Anuncie Conosco

Clique Aqui!

Endereço

Alameda dos Jurupis, 1005 – Salas 111 e 112, São Paulo/SP – CEP: 04088-003

Telefone

(11) 3473-1207

Newsletter

 ©2022 Portal Saneamento Básico. Todos os Direitos Reservados.