saneamento basico

Limeira/SP é penúltima em ranking do saneamento

Entre municípios de grande porte rumo à universalização, cidade ficou em 32ª das 33 cidades

Limeira ficou na penúltima colocação entre 33 municípios listados entre as cidades de grande porte rumo à universalização no Ranking Abes da Universalização do Saneamento 2019, divulgado nesta semana pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes). Elaborada em parceria com a Archipelago consultoria, a edição reúne dados dos 1.868 municípios brasileiros considerando dados de 2017 fornecidos pelos próprios ao Sistema Nacional de Informações de Sanemaneto (SNIS) para o cálculo de cinco indicadores, com todas as informações autodeclaradas pelos prestadores.

Leia também:Acordo fará de Limeira referência no tratamento de esgoto

Limeira manteve, nesta edição, os mesmos indicadores do ranking do ano passado, quando estava em 26ª colocação entre 29 municípios. Continua com a nota máxima (100) nos quesitos tratamento de esgoto e destinação adequada, e 97,02 nos itens abastecimento de água, coleta de esgoto e coleta de resíduos sólidos, levando à pontuação total de 491,06, do máximo de 500.

O estudo também considera a taxa de internações por doenças relacionadas ao saneamento ambiental inadequado, calculada a partir da taxa de internações para cada 100 mil habitantes, com dados de saúde obtidos do DataSUS do Ministério da Saúde. O município apresentou melhora, caindo de 22,77 no ranking do ano passado para 18 no atual. Neste ano, o ranking pontua os municípios com plano de saneamento, que Limeira possui.

O Ranking

Limeira ficou atrás de cidades da região, como Piracicaba e Rio Claro, que ostentam o primeiro e segundo lugar, respectivamente, entre os municípíos de grande porte rumo à universalização. Ambos possuem nota máxima em todos os quesitos, e Rio Claro está com o plano de saneamento em elaboração. Outros municípios são Hortolândia (11º), Leme (19º) e Paulínia (21º).

O ranking é feito desde 2017, ano em que Limeira figurava em 9ª colocação entre 14 municípios, com pontuação total de 494,04 com nota máxima em três deles. Em 2018, trouxe mudanças como a categoria empenho para a universalização (no qual se enquadraram mais de 70% dos municípios ranqueados), além de considerar municípios de pequeno e médio portes (até 100 mil habitantes), além dos de grande porte, acima dessa população.

Em 2019, além da situação em relação à elaboração do plano de saneamento, foi feito o aprimoramento do indicador de resíduos sólidos, incorporando além dos resíduos domiciliares e públicos, os demais resíduos produzidos pelos municípios.

Grupo Seleto

A BRK Ambiental comemorou o fato do município integrar “um seleto grupo de cidades que possuem um Plano Municipal de Saneamento Básico e os serviços de saneamento classificados como ‘Rumo à universalização’.

Conforme a empresa, os números devem evoluir com as obras de modernização do Sistema de Abastecimento de Água e do Sistema de Esgotamento Sanitário que a concessionária realiza em Limeira. “O município já tem o abastecimento de água e a coleta e o tratamento de esgoto universalizados na área urbana. O ciclo atual de investimentos é de R$ 130 milhões que possibilitarão a realização de melhorias no sistema de abastecimento de água com a ampliação e modernização da Estação de Tratamento de Água [ETA] e a construção de novos reservatórios e adutoras, com o objetivo de atender ao crescimento do município. Na área de esgoto, os investimentos se referem principalmente à implantação de um sistema de tratamento em nível terciário, na principal estação de tratamento do município, a ETE Tatu, responsável pelo tratamento de cerca de 80% do esgoto coletado em Limeira”, afirmou Rodrigo Leitão, gerente de operações da BRK Ambiental em Limeira.

As obras de modernização do tratamento de esgoto atendem a um acordo com o Ministério Público assinado em dezembro de 2015. Um ano depois, foi aprovada alta extraordinária de 18,12% nas contas de água e esgoto para custeio das obras, orçadas, à época, na ordem de R$ 250 milhões. Na ocasião, a projeção de funcionamento do novo sistema era prevista para o primeiro semestre de 2019. O tratamento terciário deve aumentar a eficiência na remoção da carga orgânica de 40% para 98%, devolvendo ao ambiente água passível de reúso. A Gazeta tem questionado a concessionária sobre o andamento e conclusão das obras para início do funcionamento do sistema, sem retorno para entrevista sobre o assunto.

Na região, pontuação oscila

O ranking lista Cordeirópolis e Engenheiro Coelho entre os municípios de pequeno e médio porte classificados com empenho para universalização. Cordeirópolis tem a pontuação total de 325,15, com nota máxima (100) em abastecimento de água e coleta de esgoto. O município zerou em tratamento de esgoto, por ainda não ter a estação de tratamento concluída, e notas 89,82 em coleta de resíduos sólidos e 35,33 em destinação adequada. A taxa de internações é de 34 e o município tem o plano de saneamento.

Engenheiro Coelho tem nota máxima no tratamento de esgoto, coleta de resíduos sólidos e e destinação adequada. Pontuou com 73,14 e 72,04 em abastecimento de água e coleta de esgoto, respectivamente. A taxa de internações do município é 15, com o plano de saneamento em elaboração.

racemápolis figura entre os municípios de pequeno e médio porte rumo à universalização. Apesar dos constantes problemas de abastecimento de água e de vazamento de esgoto, que eram frequentes mesmo em 2017, ano em que são considerados os dados autodeclarados, o município obteve a pontuação de 498,60. A nota máxima foi nos itens tratamento de esgoto, coleta de resíduos sólidos e destinação adequada. A pontuação foi de 99,30 tanto para abastecimento de água quanto para coleta de esgoto. (Daíza de Carvalho)

Fonte: Gazeta.

Últimas Notícias:
Projetos IoT Áreas Remotas

Desafios de Conectividade em Projetos de IoT em Áreas Remotas

No mundo da Internet das Coisas (IoT), a conectividade é a espinha dorsal que permite a comunicação entre dispositivos e a coleta de dados em tempo real. Entretanto, em áreas remotas, onde a infraestrutura de rede de dados é escassa ou inexistente, estabelecer uma conexão confiável pode ser um desafio significativo.

Leia mais »