saneamento basico
estacao-tratamento-esgoto

Novo marco do saneamento leva Casan a reforçar governança

Após anos de atraso, o Congresso Nacional aprovou o novo marco legal do saneamento, que tem como objetivo ampliar os investimentos na oferta de água e esgoto sanitário tratado, para que o país chegue à universalização desses serviços mais rápido.

A nova legislação faz com que estatais tenham que concorrer com empresas privadas do setor em condições semelhantes. As primeiras não gostaram das mudanças, mas estão se adaptando.

Um exemplo é a Casan, estatal de saneamento de Santa Catarina, que acaba de anunciar, em comunicado ao mercado, a nova composição do seu Comitê de Auditoria Estatutário (CAE).

É um órgão que tem a função de assessorar o conselho de administração da companhia para que esse melhore a governança, que é o conjunto de normas seguida pela gestão da empresa para que ela preserve seu valor de mercado e a função de atender a comunidade, com práticas transparentes, necessárias a empresas que estão listadas na bolsa de valores.

LEIA TAMBÉM: NOVO MARCO DO SANEAMENTO BÁSICO AUMENTARÁ GERAÇÃO DE EMPREGOS

Administração da Empresa

A presidente da Casan, Roberta Maas dos Anjos, avalia que essa mudança no CAE com foco em qualificação é mais um passo para aperfeiçoar a governança da empresa. Segundo o presidente do conselho de administração da companhia, Décio Vargas, os novos nomes são profissionais do mercado, que seguem as práticas recomendadas pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).

Os escolhidos para o comitê de auditoria são Carlos Rocha Velloso, Cristiane Scholz Faísca Cardoso e Eduardo Person Pandini. As principais funções do comitê são monitorar riscos da empresa e aconselhar, para que o conselho de administração tenha mais segurança na governança corporativa que desenvolve.

LEIA TAMBÉM: AGÊNCIA DE ÁGUAS PEDE MAIS VERBA E PESSOAL PARA ATENDER NOVO MARCO DO SANEAMENTO

Fonte: NSC Total.

Últimas Notícias:
Decisão do STJ sobre Tema 565 garante segurança jurídica no saneamento

Decisão do STJ sobre Tema 565 garante segurança jurídica no saneamento

A decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de rejeitar o pedido de revisão do Tema 565. Representa uma importante vitória para a segurança jurídica do setor de saneamento. Com isso, permanece válido o entendimento de que a cobrança da tarifa de esgoto é legítima, mesmo quando nem todas as etapas do tratamento são executadas. Desde que haja a prestação de atividades que integrem o serviço de esgotamento sanitário.

Leia mais »
Leilão de saneamento sem concorrentes, consórcio arremata o Bloco 1 de esgoto do Ceará

Leilão de saneamento: sem concorrentes, consórcio arremata o Bloco 1 de esgoto do Ceará

O Consórcio Ceará Saneamento arrematou, nesta terça-feira, 30, o Bloco 1 (Norte-Litorâneo) da parceria público-privada (PPP) de esgotamento sanitário de municípios do interior do Ceará. Sem concorrentes, o grupo ofereceu desconto de 1,15% sobre a contraprestação máxima prevista em edital. Os demais quatro blocos previstos originalmente não foram levados a leilão na sede da B3, em São Paulo.

Leia mais »