saneamento basico

(MG) Após 20 anos, Buritis terá implantação de água tratada, anuncia prefeito

O prefeito de Buritis, Antônio Correa de Lima (PMDB), esteve em Porto Velho visitando o conselheiro do Tribunal de Contas Valdivino Crispim. O objetivo é a liberação de uma concessão de serviço de água tratada para o Município, que está suspensa desde 2012. Com R$ 60 milhões alocados na Caixa Econômica Federal, através de convênio com o Ministério das Cidades, a Prefeitura de Buritis não conseguia realizar a licitação e contratação de empresa para obra de tratamento e distribuição de água potável no município, uma decisão monocrática 195/2012, determinou a suspensão do Edital.

O conselheiro Valdivino Crispim assegurou ao prefeito que a situação foi analisada e é bem diferente de outros municípios, que não estão permitidos a fazerem concessão de tratamento de água. “O que acontece em muitos municípios de Rondônia é que existe uma companhia que presta o serviço de água tratada á décadas, isso acarreta em mais problemas para a implantação de um novo sistema, mas em Buritis é totalmente diferente, lá não tem uma companhia que faz esse serviço e isso possibilitará que, uma licitação seja feita e assim a população receba água em suas residências, o mais breve possível”, disse Crispim.

O prefeito comemorou e agradeceu a atenção do conselheiro e destacou as cobranças que os vereadores fizeram na tribuna da Câmara, exigindo o que é de direito da população. “Isso fortaleceu a visão dos conselheiros de que a população de Buritis precisa de água tratada com urgência, isso irá diminuir uma série de problemas, a população terá mais segurança na água que consome e consequentemente, o município de Buritis irá sanar mais um problema deixado por ex-prefeitos, que é a falta de água potável”.

Para os vereadores Júlio Cezar Frasson de Lara, Raimundo da Conceição, ambos do PTB e o presidente da Casa Reinaldo Silvestre (PSD), que recentemente estiveram no Tribunal de Contas do Estado, essa é uma vitória que todos poderão comemorar. De acordo com o Vereador e vice-presidente da Casa Júlio Frasson de Lara, isso tira um grande peso das costas do prefeito. “Todos cobravam do perfeito e dos vereadores essa água potável, mas agora com essa visão do conselheiro do tribunal de contas, sabemos que, o problema que herdamos de outros administradores será resolvido em breve e que a população deixará de sofrer com essa problemática.

O prefeito Toninho Correa disse que, em até 60 dias será feita a licitação para o serviço de água tratada no município. “Esse é um grande passo que Buritis está dando, pois a população não pode perecer por falta disso que é vital para todos, seja em rede pública, em comércio ou em residências, todos em breve terão água tratada, de uma forma que sempre se sonhou em nosso município,” concluiu o prefeito.

Fonte: Rondônia Agora
Veja mais: http://www.rondoniagora.com/noticias/apos+20+anos+buritis+tera+implantaao+de+agua+tratada+anuncia+prefeito+2014-01-21.htm

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »