saneamento basico
seca

Minas Gerais tem 81,6% da sua área com registro de seca no mês de setembro

Entre agosto e setembro, Minas registrou a expansão das áreas com seca de 68,02% para 81,68%.

Um monitoramento da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) registrou seca em 81,6% de Minas Gerais no mês de setembro. As temperaturas acima da média e as chuvas escassas para o mês foram o que causaram a expansão de áreas secas no Noroeste e região Central de Minas, bem como o aumento no grau de severidade da seca em parte do Oeste e Centro-Sul do Estado.

“Entre agosto e setembro, a área total com seca em Minas Gerais subiu de 68,02% para 81,68% – maior parcela do território mineiro com o fenômeno desde dezembro de 2019 (96,72%). Em termos de severidade, a seca se agravou com a ampliação da área com seca grave, que passou de 5,09% para 12,2% do estado. Minas tem a pior situação do Sudeste em setembro por ser o único com partes de seu território com seca grave e seca extrema”, informou a ANA.


LEIA TAMBÉM: O REUSO DE ÁGUAS RESIDUAIS COMO MEIO DE CONVIVÊNCIA COM A SECA NO SEMIÁRIDO DO NORDESTE BRASILEIRO


Outros Estados

A situação de seca mais severa registrada em setembro, ou seja de seca extrema aconteceu em Mato Grosso do Sul, que teve 24,08% de seu território nessas condições, seguido do Paraná (8,6%) e Minas Gerais (2,92%). Já o Estado que registrou as melhores condições foi o Rio Grande o Norte, que teve a menor área com seca (33,54%) e somente na intensidade fraca.

Setembro é climatologicamente seco em grande parte do Centro-Oeste, Sudeste, Nordeste e Tocantins. As chuvas são inferiores a 30 milímetros (mm) na maior parte dos Estados nordestinos, Norte de Minas Gerais, Nordeste de Goiás, Leste de Tocantins, Distrito Federal e Centro-Norte de Mato Grosso do Sul. Já no Sul e em alguns pontos do litoral de Pernambuco, Alagoas e Bahia, os volumes médios mensais de chuvas oscilam entre 120mm e 250mm.

Fonte: O Tempo.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: PERDAS DE ÁGUA EM SISTEMAS DE ABASTECIMENTO: ÍNDICES E NOVA TECNOLOGIA

Últimas Notícias:
ANA Atenção Barragens

ANA chama atenção para segurança de 229 barragens no país

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), lançou na quinta-feira (27) a edição de 2023 do Relatório de Segurança de Barragens (RSB). O documento, apresentado em uma transmissão pelas redes sociais, contabiliza ao todo 25.943 estruturas em todo o país.

Leia mais »
Teknano Imagem Post de Boas Vindas

Boas vindas ao novo parceiro: TekNano Ambiental

É com grande entusiasmo que damos as boas-vindas à TekNano, uma empresa inovadora e comprometida com a excelência. Sua inclusão em nosso guia de compras é resultado de uma cuidadosa seleção, focada em oferecer às nossas comunidades opções de alta qualidade e confiança.

Leia mais »