saneamento basico
seca

Minas Gerais tem 81,6% da sua área com registro de seca no mês de setembro

Entre agosto e setembro, Minas registrou a expansão das áreas com seca de 68,02% para 81,68%.

Um monitoramento da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) registrou seca em 81,6% de Minas Gerais no mês de setembro. As temperaturas acima da média e as chuvas escassas para o mês foram o que causaram a expansão de áreas secas no Noroeste e região Central de Minas, bem como o aumento no grau de severidade da seca em parte do Oeste e Centro-Sul do Estado.

“Entre agosto e setembro, a área total com seca em Minas Gerais subiu de 68,02% para 81,68% – maior parcela do território mineiro com o fenômeno desde dezembro de 2019 (96,72%). Em termos de severidade, a seca se agravou com a ampliação da área com seca grave, que passou de 5,09% para 12,2% do estado. Minas tem a pior situação do Sudeste em setembro por ser o único com partes de seu território com seca grave e seca extrema”, informou a ANA.


LEIA TAMBÉM: O REUSO DE ÁGUAS RESIDUAIS COMO MEIO DE CONVIVÊNCIA COM A SECA NO SEMIÁRIDO DO NORDESTE BRASILEIRO


Outros Estados

A situação de seca mais severa registrada em setembro, ou seja de seca extrema aconteceu em Mato Grosso do Sul, que teve 24,08% de seu território nessas condições, seguido do Paraná (8,6%) e Minas Gerais (2,92%). Já o Estado que registrou as melhores condições foi o Rio Grande o Norte, que teve a menor área com seca (33,54%) e somente na intensidade fraca.

Setembro é climatologicamente seco em grande parte do Centro-Oeste, Sudeste, Nordeste e Tocantins. As chuvas são inferiores a 30 milímetros (mm) na maior parte dos Estados nordestinos, Norte de Minas Gerais, Nordeste de Goiás, Leste de Tocantins, Distrito Federal e Centro-Norte de Mato Grosso do Sul. Já no Sul e em alguns pontos do litoral de Pernambuco, Alagoas e Bahia, os volumes médios mensais de chuvas oscilam entre 120mm e 250mm.

Fonte: O Tempo.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: PERDAS DE ÁGUA EM SISTEMAS DE ABASTECIMENTO: ÍNDICES E NOVA TECNOLOGIA

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »