saneamento basico
plano-municipal-saneamento-aracariguama-sp

Plano Municipal de Saneamento Básico de Araçariguama/SP é atualizado e revisado, e segundo a Sabesp, a cidade é pioneira nesta ação

A Prefeitura de Araçariguama, por meio da Secretária de Planejamento, recebeu na tarde de ontem (01/09), representantes da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) para realizar a entrega dos trabalhos revisados, referente ao plano de abastecimento municipal.

Vale ressaltar que esta revisão é sobre o plano em vigência, datado em 2008, quando o prefeito era o senhor Carlos Aymar. Após 11 anos, e com o crescimento da cidade o plano ficou defasado. Estiveram presentes no ato da entrega dos trabalhos, além da prefeita Lili Aymar, o secretário Paulo Volcov (planejamento) e sua equipe; engenheira Bia Bonifácio, Roberto Sabino e Marcio da Silveira (planejamento); Camila Cardoso (controladoria); José Popeye (vigilância sanitária); e representando a Sabesp Getulio de Souza.

Com este novo plano, totalmente revisado, os bairros da cidade de Araçariguama poderão contar com os serviços de implantação básica de água e esgoto e drenagem de resíduos. Os moradores dos bairros do Novo Tigrão e Bom Jardim serão os primeiros bairros beneficiados ainda neste ano, e na sequência, o bairro do Santa Ella.

LEIA TAMBÉM: BRASIL TEM 48% DA POPULAÇÃO SEM COLETA DE ESGOTO

 Plano de saneamento básico municipal

“É uma alegria muito grande poder estar recebendo este plano de saneamento revisado. Agradeço a Câmara dos Vereadores, por autorizar e viabilizar as leis de interesse social. Com isso, vamos cumprir as obrigatoriedades do Plano estadual de saneamento básico”, finalizou a chefe do executivo.

Essas Políticas devem ordenar os serviços públicos de saneamento básico considerando as funções de gestão para a prestação dos serviços, a regulação e fiscalização, o controle social e o sistema de informações. Os planos devem ser elaborados com base nas legislações específicas de âmbito federal e estadual.

Segundo a Sabesp, Araçariguama é pioneira em revisar seu plano de saneamento básico municipal , isto apenas um dia após o anuncio no governo de São Paulo propor os estudos para a revisão e atualização dos Planos Municipais de Saneamento: Serviços de Abastecimento de Água Potável e de Esgotamento Sanitário. Um tratado foi assinado nesta última segunda-feira (30) para que firmar convênios com 243 municípios paulistas regulados e fiscalizados pela Agência Reguladora de Saneamento Básico e Energia do Estado de São Paulo (ARSESP).

Fonte: Desde Paulista News.

Últimas Notícias:
BNDES libera R$ 384 milhões para projeto inovador de captura de CO2 (2)

Sabesp capta água na Serra do Mar para conter seca de reservatórios

Sistema leva água para o Alto Tietê, que abastece 4 milhões na região metropolitana de São Paulo; reservatórios registram 25% de volume útilA Sabesp começou no dia 1º de dezembro de 2025 a captar água na Serra do Mar a fim de conter a queda do nível dos reservatórios que abastecem a região metropolitana de São Paulo. A estrutura transporta até 2.500 litros por segundo para o Sistema Alto Tietê, responsável pelo atendimento cerca de 4 milhões de pessoas.

Leia mais »