saneamento basico

Projeto incentiva descarte correto de pilhas e baterias

A Prefeitura de Peruíbe, no litoral de São Paulo, iniciou um projeto que tem como objetivo incentivar o descarte correto de pilhas e baterias. Nessa primeira etapa, a iniciativa tem, por meio do Departamento de Meio Ambiente, implantado oito pontos de coleta em diversos locais da cidade, visando facilitar o acesso dos moradores, que agora poderão dar um destino socialmente sustentável aos resíduos que ficam acumulados em suas residências.

Os postos de coleta contam com um equipamento receptor, de cor laranja, que é de uso exclusivo para o recolhimento de pilhas e baterias. Os materiais arrecadados serão retirados por uma empresa, que foi contratada pelas fabricantes desses produtos para que os mesmos sejam reutilizados pela indústria. Além de evitar a poluição ambiental, a reciclagem de pilhas e baterias permite a criação de novos produtos, que podem servir novamente à sociedade.

Intitulado ‘Papa Pilha’, o projeto prevê um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos, entre eles pilhas e baterias, ao setor empresarial, para reaproveitamento, ambientalmente adequado.

Já para o setor privado, a iniciativa oferece diversas vantagens econômicas, uma vez que estes resíduos entram novamente na cadeia produtiva, diminuindo o consumo de matérias-primas e poluição ao meio ambiente.

 

 
Fonte: G1

Últimas Notícias:
BNDES libera R$ 384 milhões para projeto inovador de captura de CO2 (2)

Sabesp capta água na Serra do Mar para conter seca de reservatórios

Sistema leva água para o Alto Tietê, que abastece 4 milhões na região metropolitana de São Paulo; reservatórios registram 25% de volume útilA Sabesp começou no dia 1º de dezembro de 2025 a captar água na Serra do Mar a fim de conter a queda do nível dos reservatórios que abastecem a região metropolitana de São Paulo. A estrutura transporta até 2.500 litros por segundo para o Sistema Alto Tietê, responsável pelo atendimento cerca de 4 milhões de pessoas.

Leia mais »