saneamento basico

SC exporta conhecimento em gestão de resíduos sólidos para Catalunha

O diretor de Saneamento e Meio Ambiente da Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Luiz Antonio Garcia Corrêa, apresentou o modelo catarinense de gestão de resíduos sólidos no 3º Congresso Internacional de Inovação na Gestão e Tratamento dos Resíduos Sólidos (Reinnova). “Firmamos um acordo para que três edições do Reinnova sejam realizadas no Brasil, a próxima já em 2014”, contou. O evento foi realizado no fim de novembro em Sabadell, região da Catalunha, na Espanha.

O acordo foi firmado pelo diretor da Agência de Resíduos da Catalunha (ARC), Josep Maria Tost, e pelo presidente do Consórcio para Gestão de Resíduos de Vallès Occidental, Juan Carlos Sanchez. Segundo Corrêa, o objetivo é fomentar as relações entre empresas e as instituições públicas catalãs com Santa Catarina, criando oportunidades de colaboração em inovação e desenvolvimento no campo da gestão e tratamento de resíduos sólidos urbanos.

No Congresso, o diretor da SDS apresentou dados sobre a quantidade de resíduos sólidos domiciliares e públicos no Brasil e em Santa Catarina, coleta seletiva de materiais recicláveis, além de falar dos consórcios públicos intermunicipais e do Plano Estadual de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (Pegisr/SC), concluído em 2012.

A 1ª edição do Reinnova foi realizada em 2009. A conferência serve como um fórum de debate e conhecimento sobre a gestão atual e futura de resíduos urbanos e apresenta modelos de gestão e tratamento de todo o mundo.

Fonte: Floripa News
Veja mais: http://www.floripanews.com.br/noticia/1731-sc-exporta-conhecimento-em-gestao-de-residuos-solidos-para-catalunha

Últimas Notícias:
Certame da Saneago atrai apenas um grupo

Certame da Saneago atrai apenas um grupo

Dois dos três lotes ofertados ficaram sem oferta; problemas na modelagem afastaram grandes investidores. O leilão de Parcerias Público-Privadas (PPPs) da Saneago (estatal de saneamento de Goiás) atraiu o interesse de apenas um grupo, o Consórcio Águas do Cerrado, que entregou proposta para somente um dos três lotes da licitação, apurou o Valor.

Leia mais »
Rede de esgoto avança na Maré e beneficia a Baía de Guanabara

Rede de esgoto avança na Maré e beneficia a Baía de Guanabara

Obras de saneamento, de R$ 120 milhões, vão até o fim de 2027 e incluem tronco coletor de 4,5kms e 18kms de tubulações

O cenário do Complexo da Maré — formado por 16 favelas — está em transformação, com um vaivém de operários e máquinas. Equipes instalam manilhas de até 1,50 metro de diâmetro e escavam poços para avançar nas obras de saneamento iniciadas pela Águas do Rio, que têm como objetivo beneficiar, segundo a concessionária, 200 mil pessoas.

Leia mais »