saneamento basico

Seminário logística reversa: problemas e soluções

A Fiesp, por meio do seu Departamento de Desenvolvimento Sustentável e do Conselho Superior de Meio Ambiente, realizou de 4 a 6 de junho em São Paulo a 21ª Semana do Meio Ambiente.

O evento reuniu especialistas do setor para debater questões como políticas públicas de resíduos sólidos, modelos de produção, consumo e descarte, reciclagem, logística reversa e geração de energia.

O presidente do Conselho de Logística Reversa do Brasil, Paulo Roberto Leite, no dia 05 de junho afirmou que acredita no poder da indústria e que “o mundo vai mudar através do empresariado. Não há lugar para amadores neste setor. Quanto mais se puder realizar através das empresas, com lucratividade, mais resultados positivos serão atingidos. ”

O especialista destacou alguns problemas da logística reversa:

  • Coleta
  • Conflitos empresariais – adesão – sanções
  • Divulgação
  • Incentivos tributários e fiscais
  • Eficiência na logística reversa
  • Perfil industrial do reaproveitamento
  • Ecodesign
  • Mercado reaproveitados – preconceitos
  • Certificações e riscos de disrupturas
  • Capacitação profissional.

“Sobre os incentivos tributários e fiscais constatamos um baixo investimento em empresas de reaproveitamento, no transporte de resíduos e reaproveitados com mesmas regras e a bitributação. Alguns resultados possíveis são o aumento de atividade empresarial, melhora no perfil de empresas, melhora em tecnologias de reaproveitamento e profissionalização efetiva”, explicou.

Paulo Roberto Leite comentou as estratégias na coleta de resíduos. Em relação aos resíduos descartáveis:

  • Coleta informal: catadores – sucateiros
  • Coleta formal: Pontos de entrega voluntária (PEV)
  • Coleta seletiva: eficiência – custos

E resíduos duráveis:

  • Pequeno volume: coleta seletiva e sinergias setoriais
  • Grandes volumes: domiciliar, entrega-retirada e PEV médio porte

Reciclados

Em relação ao mercado para reciclados abordou os preconceitos industriais e da sociedade, dificuldades técnicas de reintegração e de reciclagens consecutivas, qualidades dos produtos e os entraves ao crescimento da indústria de resíduos. Como recomendação sugeriu: certificação de qualidade, divulgação conveniente, participação empresarial e pesquisa de novos ou de evolução técnica de materiais.

Cyro Bernardes Jr, do Conselho Superior de Meio Ambiente – Cosema/Fiesp salientou que o planejamento e regulação por parte do Estado são fundamentais e o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) deve ser parte de um processo de planejamento.

“ Parece óbvio, mas sem avaliar a viabilidade econômico-financeira, os planos se tornam listas de desejos. Reciclagem dá certo se o mercado pagar, catadores devem ser vistos como inclusão social e não solução”, afirmou.

Lia Helena Monteiro de Lima Demange, assessora da presidência da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, afirmou que a Cetesb tem realizado reuniões de trabalho com consórcios e municípios individualmente, para oferecer orientações sobre a implementação da Logística Reversa e boas práticas de gestão para redução de resíduos destinados a aterros.

“É um estímulo aos municípios para exercício do controle e fiscalização de pontos de coleta de resíduos sujeitos à logística reversa (por meio de alvarás de funcionamento dos estabelecimentos comerciais) ”, disse.

Benefícios da Logística Reversa:

  • Oferecer canais de retorno;
  • Reduzir o volume destinado a aterros / incineradores;
  • Estimular a melhoria do projeto de produtos / embalagens, ampliando a oferta de produtos ambientalmente amigáveis;
  • Evitar / minimizar a geração, reduzindo a quantidade de embalagem e aumentando a vida útil do produto;
  • Ampliar o uso de material reciclado, substituindo recursos virgens.

Consumidores: Devolução após o uso

Comerciantes e distribuidores: Devolução aos fabricantes ou importadores

Fabricantes e importadores: Destinação ambientalmente adequada

Titular do serviço público de limpeza urbana: Se, por acordo setorial ou termo de compromisso firmado com o setor empresarial, encarregar-se de atividades de responsabilidade da cadeia produtiva, será devidamente remunerado, na forma previamente acordada entre as partes.

logistica-reversa

“São mais de 182 municípios no momento e a instituição está buscando a ampliação das parcerias”, afirmou Lia Helena Demange

CETESB de portas abertas

logistica-reversa-1

Gheorge Patrick Iwaki

[email protected]

Produtor de Conteúdo

Portal Tratamento de Água

Últimas Notícias:
Como estruturas de drenagem evitam enchentes nos centros urbanos

Como estruturas de drenagem evitam enchentes nos centros urbanos?

Os projetos de Engenharia desempenham um papel essencial na preparação das grandes cidades para períodos de chuvas intensas. Na Grande São Paulo, obras de drenagem e intervenções em infraestrutura urbana contribuem para reduzir os impactos causados pelos temporais e ampliar a proteção de comércios, moradias e vias públicas.

Leia mais »