saneamento basico

SP: Indaiatuba vai usar água do Rio Jundiaí

A cidade de Indaiatuba encontrou uma alternativa para atender a população, devido a falta de água. Ela vai usar o rio Jundiaí para abastecer o município. O pedido de autorização foi concedido pelo Comitê gestor da bacia hidrográfica. A Cetesb também está sendo consultada sobre a qualidade da água.

Na 11ª Reunião Extraordinária dos Comites PCJ realizada na sexta-feira (8), no Centro de Convenções Aydil Pinezzi Bonachela, em Indaiatuba, foi aprovado por unanimidade, pela Plenária dos Comitês PCJ, o encaminhamento ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CRH), da proposta de reenquadramento parcial do Rio Jundiaí, de classe 4 para classe 3.

Na reunião, o prefeito Reinaldo Nogueira, no uso da palavra, falou sobre a importância do uso do rio neste momento de crise hídrica para que a população de Indaiatuba continue sendo abastecida.

O biólogo Domênico Tremaroli, da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) de Jundiaí, falou sobre o trabalho de recuperação do Rio Jundiaí que vem sendo feito nos últimos 30 anos e explicitou sobre a melhora da qualidade das águas do rio, principalmente no trecho entre Itupeva e Indaiatuba, através de análises que comprovam essa melhora.

O superintendente do Saae, o engenheiro Nilson Gaspar comemorou a aprovação “Essa autorização, sem precedentes, é uma vitória histórica para Indaiatuba, pois muitos investimentos foram feitos ao longo de toda bacia e agora iremos poder colher os frutos de nosso trabalho”.

Após autorização do CRH Indaiatuba poderá captar água do Rio para tratamento e abastecimento público.

RIO JUNDIAÍ

O rio foi classificado como corpo de água Classe 4, não podendo suas águas serem destinadas ao abastecimento para consumo humano, conforme estabelecido na Resolução Conama nº 357/2005.

Porém nos últimos anos ele apresentou considerável melhora na qualidade de suas águas, uma vez que os municípios a montante de Indaiatuba já tratam seus esgotos.

O Relatório de qualidade das águas superficiais do Estado de São Paulo, elaborado pela Cetesb, demonstra de forma clara e científica que o Rio Jundiaí, no trecho de Indaiatuba apresenta Índice de Qualidade da Água (IQA) que permite a destinação de suas águas ao abastecimento público.

“É muito bom ver as pessoas voltando a pescar no rio, isso é mais uma comprovação de que o Rio Jundiaí renasceu” comemora o prefeito Reinaldo Nogueira. Já foram encontrados peixes como traíra, tilápia, bagre e muitos outros.

Últimas Notícias: