Skip to content
sábado, agosto 13, 2022
Últimas Notícias:
  • Setores da economia do RN querem a privatização da Caern no próximo governo
  • Em Mogi/SP, tratamento de água e esgoto tem aumento de 30%, afirma Semae
  • Aterros sanitários liberam altos níveis de gás metano, mostra estudo
  • As águas subterrâneas
  • A Política Nacional de Resíduos Sólidos foi a porta de entrada para o ESG
Portal Saneamento Básico

Portal Saneamento Básico

O maior portal de Saneamento Básico da internet!

  • Notícias
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Opinião
    • Outros
  • Acervo Técnico
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Outros
  • Guia de Compras
  • Licitações
  • Vagas
  • Eventos e Cursos
  • Vídeos
  • Mídia Kit
  • Contato
esgoto

Levantamento mostra que tratamento de esgoto em Bauru/SP está entre os 100 piores do país

  • Geral
  • março 13, 2020

Apenas 1,77% do esgoto é tratado e alguns bairros não têm saneamento básico. CEI investiga atraso nas obras da Estação de Tratamento de Esgoto.

Um levantamento divulgado pelo Instituto Trata Brasil revelou que Bauru (SP) está entre os 100 municípios do país com pior tratamento de esgoto.

Os dados da pesquisa divulgada na última terça-feira (10) revelaram que apenas 1,77% do esgoto é tratado na cidade. Isso mostra que apenas uma pequena parcela da população é atendida pela Estação de Tratamento Candeia, construída no Núcleo Gasparini.

O restante do esgoto dos mais de 300 mil habitantes é despejado no Rio Bauru e seus afluentes. De acordo com o presidente executivo do Instituto Trata Brasil, Edson Carlos, menos de 20% das tarifas pagas pela população de água e esgoto estão sendo reinvestidos no sistema de saneamento.

“É muito pouco, e esse número vem diminuindo. Então quando a gente olha esse indicador, a maior parte do que as cidades arrecadam com água e esgoto não está retornando para o sistema de saneamento, está indo para o caixa da prefeitura, para a empresa”, explica.

Uso de fossas

No Parque Industrial Manchester, os moradores ainda utilizam as fossas. Assim, a água utilizada para tarefas do dia a dia é escoada na rua e, mesmo estando com a moradia regular, o saneamento adequado não tem previsão para chegar na região.

“Não é o certo, né? O certo é ter a rede de esgoto em todo o bairro, mas infelizmente não temos”, reclama a moradora Mayara Moreto.

LEIA TAMBÉM: SÃO JOSÉ/SP É CONSIDERADA MODELO EM TRATAMENTO DE ESGOTO

Obras atrasadas da ETE

A realidade de muitos moradores de Bauru já poderia ser diferente e a cidade poderia estar devolvendo um esgoto 100% tratado à natureza. Para isso, a Estação de Tratamento deveria estar em pleno funcionamento, mas as obras que começaram em 2015 estão há três anos atrasadas.

Uma Comissão Especial de Inquérito foi criada na Câmara Municipal para investigar quais foram os problemas na execução da obra que já custou mais de R$ 140 milhões aos cofres públicos.

Na terceira rodada de depoimentos, representantes da construtora responsável pela estação foram ouvidos e, segundo eles, a prefeitura foi informada desde o início sobre os erros no projeto original.

A construtora também informou que já foram mais de 1,2 mil alterações na execução do projeto da ETE e que a empresa responsável pela elaboração do projeto também foi convidada a prestar esclarecimentos à CEI, mas nenhum representante compareceu.

Estrutura da ETE

De acordo com o presidente do Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Bauru, Eliseu Areco Neto, uma empresa será contratada para fazer o acompanhamento técnico das obras e a previsão é de que a estrutura funcione a partir do ano que vem.

“Nós fizemos um acordo com a empresa projetista e esse acordo determinou o planejamento estratégico da obra, que determina quais são as necessidades reais para concluir a obra”, conclui o presidente.

O Ministério Público também acompanha as obras para que a Estação de Tratamento de Esgoto fique pronta no prazo estabelecido e não seja necessário acessar a Justiça.

“O Ministério está tentando mediar essa situação para ver se a gente consegue terminar essa obra. Se não, a gente vai ser obrigado a tomar medidas judiciais e não saberíamos o desfecho disso em relação à ETE”, afirma o promotor Luiz Eduardo Sciuli.

Fonte: G1.

AnteriorAnteriorProjeto de pesquisa da UEL estuda alternativa para o tratamento do chorume
PróximoImportância do gerenciamento de resíduos sólidos na construção civilPróximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Ultrafiltração

Capacitação e Treinamento

Capacitação e Treinamento

Acervo Técnico

As águas subterrâneas

1 min de leitura

Este projeto representa a realização de um sonho. As águas subterrâneas sempre estiveram no meu caminho, mesmo antes de que eu as conhecesse.

A Califórnia desenvolveu muito a energia solar residencial. Agora isto é um problema para os aterros sanitários.

9 min de leitura

A partir de 2006, o Estado, focado em incentivar as pessoas a utilizar a energia solar, deu subsídios aos proprietários que instalaram painéis fotovoltaicos, mas não tinham um plano abrangente para eliminá-los. Agora, os painéis utilizados nesses programas estão chegando ao fim da sua vida útil de 25 a 30 anos.

Vídeos

bf-dias

B&F Dias presente no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética

0 min de leitura

Os executivos da empresa, Felipe Medeiros e Pedro Amaral, estiveram presentes no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética que aconteceu em abril de 2022 na cidade de São Paulo.

Desidratação de Lodo Pieralisi

Conheça as soluções para secagem e desidratação de lodo de ETA, ETE e ETDI da empresa Pieralisi

1 min de leitura
tequaly

Você já conhece a estrutura da Tequaly?

0 min de leitura
bf-dias

B&F Dias diversifica sua linha de produtos e também é solução para tratamento de água

0 min de leitura

Eventos e Cursos

Lodos Ativados, MBR e MBBR: Fundamentos dos Processos e Aspectos Operacionais

Datas: 10, 17 e 24 de agosto

Curso online para profissionais e estudantes que atuam com projetos, obras e operação de sistemas de tratamento de efluentes domésticos e industriais.

Mais informações »

8° Encontro Nacional das Águas

Congresso bienal dedicado ao debate dos principais temas que afetam o saneamento básico e a iniciativa privada.

Mais informações »

Encontro Técnico AESabesp / Fenasan 2022

Promovido há 33 anos consecutivos pela AESabesp – Associação dos Engenheiros da Sabesp, o Encontro Técnico da AESabesp – Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente é considerado o maior evento do setor na América Latina.

Mais informações »

Parceiros

bf-dias
logo-netzsch
clean environment brasil
aquamec
Superbac
Penetron
logo-bioproj
DENORA
suez
paques-logo-home.jpg
Conaut

Sobre Nós

Como mostrar o que acontece e o que acontecerá para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com águas de abastecimento público, esgotos domésticos, resíduos sólidos urbanos, micro e macro drenagem? Quais serão as próximas leis, investimentos e ações que vão impactar sua cidade ou seu negócio?

Continuar lendo…

Anuncie Conosco

Clique Aqui!

Endereço

Alameda dos Jurupis, 1005 – Salas 111 e 112, São Paulo/SP – CEP: 04088-003

Telefone

(11) 3473-1207

Newsletter

 ©2022 Portal Saneamento Básico. Todos os Direitos Reservados.