saneamento basico
AM Saneamento Básico COP30

Governo do AM apresenta ações de saneamento básico, no Pré-COP30

AM Saneamento Básico COP30

O Governo do Amazonas apresentou, na segunda-feira (01/09), os avanços já alcançados com as ações que desenvolve na área de saneamento básico, em apoio às prefeituras.

A apresentação foi feita durante a abertura do Seminário Pré-COP30 “Diretrizes para Enfrentamento da Mudança do Clima”, realizado no Centro Cultural Povos da Amazônia, zona sul de Manaus.

Representando o governador Wilson Lima no evento, o secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb) e da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), Marcellus Campêlo, destacou os avanços alcançados na área de saneamento. Citou os resultados dos programas Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+) e de Saneamento Integrado (Prosai).

O Prosamin+ é executado em Manaus e o Prosai foi concluído em Maués e está em andamento em Parintins, ambos desenvolvidos pela UGPE. Além dos dois programas, ele também ressaltou a criação, pelo Governo do Amazonas, da Microrregião de Saneamento Básico (MRSB), trabalho que teve à frente a Sedurb.

AM Saneamento Básico COP30

A Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) e a Associação dos Engenheiros da Sabesp (AESabesp) promoveram o Seminário Pré-COP30. A Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), órgão da Sedurb, e a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, Seção Amazonas (ABES/AM), realizaram o evento em parceria com as organizadoras. Reuniu autoridades e especialistas da área de saneamento, para debater os impactos da crise climática nos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

LEIA TAMBÉM: A importância dos estudos éticos da IA no eixo social do ESG

Marcellus Campêlo ressaltou a importância do encontro e falou sobre os desafios enfrentados no Amazonas na área de saneamento básico. Segundo ele, o Governo do Estado tem feito um enorme esforço e realizado investimentos pesados no apoio às prefeituras, que administram os serviços.

“O Governo do Amazonas desenvolve programas importantes nessa área, como o Prosamin+, em Manaus, com obras que promovem a requalificação urbanística, além do saneamento básico. Construímos a maior Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Região Norte, localizada no bairro Educandos, que beneficia mais de 200 mil pessoas”, afirmou o secretário.

Rede de Esgoto

O secretário citou, ainda, as obras do Prosai. O Governo do Amazonas concluiu o programa em Maués (a 276 quilômetros de Manaus), em 2019, levando água tratada para 100% da cidade e esgotamento sanitário para 50% da população. Em Parintins (a 369 quilômetros da capital), as obras estão em andamento e já beneficiam a população da sede do município com água de qualidade. A cobertura de esgoto vai sair do zero para até 25% da cidade, abrangendo toda a área do programa.

Marcellus Campêlo também discorreu sobre a Microrregião de Saneamento Básico (MRSB). Criada pela Lei Complementar nº 272/2025, sancionada pelo governador Wilson Lima em janeiro deste ano.

A MRSB é uma autarquia composta pelo Estado e pelos 61 municípios do interior. Com trabalhos iniciados em agosto, é uma iniciativa fundamental para o estado avançar na universalização do saneamento básico.

Fonte: Amazonas 1.

Últimas Notícias: