saneamento basico

Juiz de Fora/MG sedia encontro para debater projetos de saneamento básico na Zona da Mata

Seminário de Fontes de Recursos para Ações em Saneamento ocorre nesta terça (27) na sede da Ascispes. Evento é promovido pelo Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul.

O Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Ceivap) promove nesta terça-feira (27) o 1º Seminário de Fontes de Recursos para Ações em Saneamento em Juiz de Fora.

O evento ocorre na sede da Agência de Cooperação Intermunicipal em Saúde Pé da Serra (Ascispes), no Bairro São Mateus, das 13h30 às 17h30.

O objetivo do encontro é debater e subsidiar prefeituras da Zona da Mata na execução de projetos de saneamento básico na região.

Plano municipal de saneamento

O Ceivap ajudou no processo de criação dos Planos Municipais de Saneamento Básico usando recursos da cobrança pelo uso de águas da Bacia Hidrográfica dos Afluentes do Rios Preto e Paraibuna para patrocinar a elaboração do projeto em alguns dos 30 municípios envolvidos. Portanto, a crise financeira atual tornou a implementação das ações praticamente impossível.

Os Planos Municipais de Saneamento Básico buscam soluções para problemas de abastecimento, tratamento e distribuição de água, esgoto sanitário, coleta e destino adequado do lixo, limpeza pública, mental e social da população.

Fonte: G1

Últimas Notícias:
Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Em Goiás, 125 municípios já realizam a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos urbanos. Os dados são do levantamento mais recente da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), feito em setembro como parte do Programa Lixão Zero, que tem o objetivo de encerrar todos os lixões a céu aberto no estado e estruturar a regionalização do saneamento básico.

Leia mais »

Poluição grave afeta 46% de ambientes aquáticos do mundo

“Sujos” ou “extremamente sujos”: estas são as classificações de 46% dos ambientes aquáticos do mundo. A conclusão é de um levantamento que compilou e sistematizou dados de 6.049 registros de contaminação por lixo em ambientes aquáticos de todos os continentes ao longo da última década.

Leia mais »