saneamento basico

Câmara aprova uso de cisternas em condomínios

Na Sessão de segunda-feira (4), os Vereadores aprovaram, em segunda votação, a construção de cisternas em condomínios, imóveis residenciais, indústrias, comércio, entre outros. A medida vale para novas obras. A lei é de autoria do Parlamentar Silvino de Castro (PRB).
Em relação aos antigos imóveis, a lei autoriza o Executivo a dar incentivos fiscais para os locais que instalarem o sistema de reuso de água, mas não há obrigação nem quanto à instalação e também nem quanto ao desconto nos impostos.
A lei vem em um momento em que o Estado de São Paulo começa a vencer a crise hídrica que
atingiu grande parte da população. Para o Vereador, a norma quer incentivar a população a usar a água de maneira consciente.

A água das chuvas devem ser prioritariamente usadas para descargas em vasos sanitários, irrigação de jardins, lavagem de veículos, limpeza de paredes, abastecimento de piscinas. Caso o reservatório atinja a capacidade máxima, a norma ainda orienta que a água deve ser usada no solo, descartada no sistema público de drenagem ou ser transferida para outra cisterna.
O sistema Rio Grande que abastece parte da cidade de Ribeirão Pires está com 95,5% da sua capacidade. Já o Cantareira e o Alto Tietê, os reservatórios que passaram pela maior crise em 2014 e 2015, estão com 65,9% e 42,9% respectivamente.

A Sabesp informou que, a partir de maio não cobrará mais taxas e nem dará benefícios aos usuários que desperdiçarem ou economizarem água.

Fonte: Diário RP
Foto: Diário RP

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »