saneamento basico

Partidos definem nomes dos parlamentres que vão integrar CPI das Águas na Assembleia Legislativa

Foram definidos nesta quinta-feira os nomes dos deputados estaduais que vão integrar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai investigar irregularidades na concessão dos serviços de água e esgoto em Palhoça, na Grande Florianópolis. A CPI das Águas foi proposta pela deputada Angela Albino (PCdoB) em agosto, com o objetivo de investigar as municipalizações dos sistemas de água e esgoto em Santa Catarina tendo como ponto de partida as denúncias de corrupção na autarquia Águas de Palhoça.

Após discussões regimentais, ficou decido em novembro que apenas o caso de Palhoça seria investigado pela CPI da Assembleia Legislativa. Os membros da comissão serão a própria Angela Albino, Carlos Chiodini (PMDB), Moacir Sopelsa (PMDB), Dirceu Dresch (PT), Marcos Vieira (PSDB), Darci de Matos (PSD) e Reno Caramori (PP) — que por ser o mais velho deve conduzir a primeira reunião da comissão, quando serão escolhidos presidente e relator. Esse encontro tem prazo de até cinco sessões para ser realizado.

Em julho, foram presos em operação conduzida pelo Ministério Público de Santa Catarina o então secretário de Governo de Palhoça, Carlos Alberto Fernandes Júnior, o pai dele, o engenheiro Carlos Alberto Fernandes, e o empresário da Raiz Soluções, Luiz Fernando Oliveira Silva, o Dentinho. Eles foram denunciados por suposto caso de corrupção na renovação do contrato da Águas de Palhoça com a empresa Raiz. Eles foram soltos após conquistar habeas corpus.

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »