saneamento basico

Partidos definem nomes dos parlamentres que vão integrar CPI das Águas na Assembleia Legislativa

Foram definidos nesta quinta-feira os nomes dos deputados estaduais que vão integrar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai investigar irregularidades na concessão dos serviços de água e esgoto em Palhoça, na Grande Florianópolis. A CPI das Águas foi proposta pela deputada Angela Albino (PCdoB) em agosto, com o objetivo de investigar as municipalizações dos sistemas de água e esgoto em Santa Catarina tendo como ponto de partida as denúncias de corrupção na autarquia Águas de Palhoça.

Após discussões regimentais, ficou decido em novembro que apenas o caso de Palhoça seria investigado pela CPI da Assembleia Legislativa. Os membros da comissão serão a própria Angela Albino, Carlos Chiodini (PMDB), Moacir Sopelsa (PMDB), Dirceu Dresch (PT), Marcos Vieira (PSDB), Darci de Matos (PSD) e Reno Caramori (PP) — que por ser o mais velho deve conduzir a primeira reunião da comissão, quando serão escolhidos presidente e relator. Esse encontro tem prazo de até cinco sessões para ser realizado.

Em julho, foram presos em operação conduzida pelo Ministério Público de Santa Catarina o então secretário de Governo de Palhoça, Carlos Alberto Fernandes Júnior, o pai dele, o engenheiro Carlos Alberto Fernandes, e o empresário da Raiz Soluções, Luiz Fernando Oliveira Silva, o Dentinho. Eles foram denunciados por suposto caso de corrupção na renovação do contrato da Águas de Palhoça com a empresa Raiz. Eles foram soltos após conquistar habeas corpus.

Últimas Notícias:
Marco Legal do Saneamento Básico impulsiona cobrança da taxa de lixo

Marco Legal do Saneamento Básico impulsiona cobrança da taxa de lixo

Cobrada em algumas cidades há décadas e recém-implantada em outras, a chamada “taxa de lixo” tem ganhado espaço nos debates públicos do Alto Tietê. Embora a medida costume gerar resistência da população, especialistas afirmam que a cobrança deixou de ser apenas uma opção das prefeituras e passou a ser uma exigência legal prevista na Lei Federal nº 14.026/2020, conhecida como Novo Marco Legal do Saneamento Básico, que determina que os serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos tenham sustentabilidade econômico-financeira, ou seja, uma fonte específica de arrecadação.

Leia mais »
SC ganha sistema para dar transparência à logística reversa

SC ganha sistema para dar transparência à logística reversa

Melhorar a transparência na gestão de resíduos e criar mecanismos mais eficientes. Para acompanhar os resultados da logística reversa estão entre os desafios de Santa Catarina para avançar na economia circular. Para atender a essa demanda, o estado ganhou uma nova plataforma digital. Com ela, será possível acompanhar, de forma integrada, todo o fluxo da logística reversa no estado.

Leia mais »
Você usaria água de reúso

Você usaria água de reúso?

Imagine a seguinte situação: você lava o carro com água potável. Depois, rega o jardim com água potável. Dá descarga no vaso sanitário usando água potável. Agora pense por um instante: será que todas essas atividades realmente precisam utilizar uma água com qualidade para consumo humano?

Leia mais »
Sistema Cantareira passará a operar na Faixa de Alerta em julho

Sistema Cantareira passará a operar na Faixa de Alerta em julho

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e a Agência de Águas do Estado de São Paulo (SP Águas). Informam que o Sistema Cantareira, principal manancial de abastecimento da Região Metropolitana de São Paulo, passará a operar na Faixa 3 – Alerta a partir de 1º de julho. A medida segue o que estabelece a Resolução Conjunta nº 925, de 29 de maio de 2017.

Leia mais »
Por que concessionárias estão substituindo leituras mensais por monitoramento contínuo EOS Systems

Por que concessionárias estão substituindo leituras mensais por monitoramento contínuo | EOS Systems

No setor de saneamento, o modelo tradicional de leituras mensais está rapidamente se tornando obsoleto. Isso porque vazamentos invisíveis, fraudes e perdas operacionais não podem mais esperar 30 dias para serem detectados. Por isso, concessionárias estão migrando para o monitoramento contínuo, adotando tecnologia que transforma dados em decisões estratégicas em tempo real.

Leia mais »