saneamento basico

Partidos definem nomes dos parlamentres que vão integrar CPI das Águas na Assembleia Legislativa

Foram definidos nesta quinta-feira os nomes dos deputados estaduais que vão integrar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai investigar irregularidades na concessão dos serviços de água e esgoto em Palhoça, na Grande Florianópolis. A CPI das Águas foi proposta pela deputada Angela Albino (PCdoB) em agosto, com o objetivo de investigar as municipalizações dos sistemas de água e esgoto em Santa Catarina tendo como ponto de partida as denúncias de corrupção na autarquia Águas de Palhoça.

Após discussões regimentais, ficou decido em novembro que apenas o caso de Palhoça seria investigado pela CPI da Assembleia Legislativa. Os membros da comissão serão a própria Angela Albino, Carlos Chiodini (PMDB), Moacir Sopelsa (PMDB), Dirceu Dresch (PT), Marcos Vieira (PSDB), Darci de Matos (PSD) e Reno Caramori (PP) — que por ser o mais velho deve conduzir a primeira reunião da comissão, quando serão escolhidos presidente e relator. Esse encontro tem prazo de até cinco sessões para ser realizado.

Em julho, foram presos em operação conduzida pelo Ministério Público de Santa Catarina o então secretário de Governo de Palhoça, Carlos Alberto Fernandes Júnior, o pai dele, o engenheiro Carlos Alberto Fernandes, e o empresário da Raiz Soluções, Luiz Fernando Oliveira Silva, o Dentinho. Eles foram denunciados por suposto caso de corrupção na renovação do contrato da Águas de Palhoça com a empresa Raiz. Eles foram soltos após conquistar habeas corpus.

Últimas Notícias:
Above-Net Bridgemeter IoT Industrial

Mais Recente Instalação de Monitoramento Remoto Above-Net

A Above-Net tem o prazer de compartilhar mais uma instalação bem-sucedida do Bridgemeter, nossa solução IoT Industrial para monitoramento inteligente de infraestrutura crítica! Desta vez, nossa equipe de engenharia implementou o sistema em uma aplicação de saneamento, permitindo o monitoramento em tempo real dos parâmetros operacionais através de sensores conectados ao Bridgemeter.

Leia mais »
Investimentos na Economia Circular

Brasil deve acelerar investimentos na economia circular

O Brasil vem avançando lentamente na adequação do manejo dos resíduos sólidos. Segundo a pesquisa Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2023, lançada pela Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (ABREMA), cerca de 43% de todo o lixo gerado no país tiveram descarte irregular – o número corresponde a 33,3 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos indo parar em lixões, valas, terrenos baldios e córregos urbanos, ameaçando a saúde pública e o meio ambiente.

Leia mais »
Avaliação Ecotoxicológica Lactuca Sativa

Avaliação ecotoxicológica de amostras de água e efluente utilizando a espécie lactuca sativa (plantae, magnoliophyta)

O presente estudo teve por objetivo realizar um levantamento bibliográfico sobre bioensaios envolvendo a análise da qualidade da água por meio de testes de fitotoxicidade utilizando a espécie Lactuca sativa (Plantae, Magnoliophyta), visando verificar os efeitos causados no organismo-teste em condições laboratoriais quando exposto às amostras de água e efluentes.

Leia mais »