Skip to content
terça-feira, maio 17, 2022
Últimas Notícias:
  • Energias renováveis: um futuro sustentável
  • CONFERÊNCIA VIRTUAL – TECNOLOGIAS AUSTRÍACAS PARA A GESTÃO DE RESÍDUOS
  • ‘Crédito Verde’: ações sustentáveis rendem incentivos à indústria
  • Riquezas potiguares de petróleo, gás e energias renováveis seduzem multinacionais que prometem novos investimentos no RN
  • Iguá apresenta os resultados operacionais dos últimos cinco anos e estratégia de crescimento
Portal Saneamento Básico

Portal Saneamento Básico

O maior portal de Saneamento Básico da internet!

  • Notícias
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Opinião
    • Outros
  • Acervo Técnico
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Outros
  • Guia de Compras
  • Licitações
  • Vagas
  • Eventos e Cursos
  • Vídeos
  • Mídia Kit
  • Login
artico

Antidepressivos e analgésicos são encontrados em crustáceos no Ártico

  • Meio Ambiente, Resíduos Sólidos
  • fevereiro 10, 2021

Estudo faz parte do projeto “PharmArctic”, que investiga os impactos de toxinas nos ecossistemas árticos e a relação com atividades humanas.

 

Com objetivo de entender as marcas que os seres humanos deixam na natureza, pesquisadores da empresa SINTEF, do Instituto Polar Norueguês e da Universidade Central em Svalbard, todos na Noruega, estudaram amostras de crustáceos do Ártico. Os resultados chamam atenção: drogas como ibuprofeno, diclofenaco, antibióticos e antidepressivo foram detectadas nos animais.

O achado, que pode parecer inusitado para alguns, não foi uma completa novidade para os cientistas.

“Ibux [que possui ibuprofeno] é uma droga comumente usada e que permanece por bastante tempo no meio ambiente se comparada a medicamentos que costumam se decompor rapidamente, como paracetamol. Portanto, esta não foi uma descoberta tão surpreendente. No entanto, o que nos surpreendeu foram as altas concentrações da droga em uma área pouco habitada.” afirma Ida Beathe Øverjordet, pesquisadora da SINTEF, em nota.

As amostras de crustáceos foram coletadas perto da região de Ny-Ålesund, que possui apenas 30 habitantes permanentes. No verão, devido à presença de pesquisadores visitantes, trabalhadores temporários e turistas, a população pode chegar a 200 pessoas. A concentração de algumas drogas encontradas no Ártico é equivalente ou superior ao que foi registrado por um estudo realizado na cidade de Longyearbyen, que é significativamente mais populosa — possui 2.500 habitantes e recebe milhares de turistas ao longo do ano.

 

LEIA TAMBÉM: PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO DE NASCENTES INICIA PLANTIO EM ÁREAS RURAIS NO DF

 

A quantidade de toxina à qual os organismos são expostos varia de acordo com os animais.

“Anfípodes se alimentam de carniça e outros materiais orgânicos depositados no fundo do mar e, por isso, podem ficar mais expostos a toxinas que se acumulam nessa região”, pontua Øverjordet.

Os copépodes, crustáceos que pertencem a um segundo grupo analisado, são planctons ricos em gordura essenciais para peixes e aves do Ártico. Por ocuparem um dos níveis mais baixos da cadeia alimentar, os copépodes têm a capacidade de repassar substâncias para animais maiores.

Até o momento, ainda não foram identificadas concentrações de droga que sejam nocivas para a vida selvagem do Ártico. Apesar disso, existem estudos que mostram que antidepressivos alteram o comportamento de zooplânctons e peixes. No caso das espécies do Ártico, não se sabe qual é o nível de tolerância para toxinas, mas Øverjordet acredita que o tema será explorado futuramente.

A pesquisa faz parte do projeto PharmArctic, que investiga a relação entre o descarte de materiais por humanos e as concentrações de drogas farmacêuticas e produtos cosméticos. Os resultados poderão influenciar o modo como a área é gerida e as regulações nacionais e internacionais em âmbitos como o do turismo.

“É verdade que navios de cruzeiro não podem descartar o esgoto perto da terra, mas se os compostos têm uma vida útil longa, eles podem causar problemas mesmo assim”, observa a cientista.

Fonte: Revista Galileu

AnteriorAnteriorCedae não investiu para evitar nova crise da geosmina, apesar do lucro de R$ 1 bilhão; especialistas criticam
PróximoHacker tenta envenenar água em cidade na FlóridaPróximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Ultrafiltração

Capacitação e Treinamento

Capacitação e Treinamento

Acervo Técnico

Energias renováveis: um futuro sustentável

1 min de leitura

Muita energia vem do Sol para a Terra, mas pouco é aproveitado. Uma parte da radiação solar fornece calor, outra forma os ventos, outra, os potenciais hidráulicos dos rios (pela evaporação e condensação), outra, as correntes marinhas.

Bioma cerrado: Relevância no cenário hídrico brasileiro

1 min de leitura

O Cerrado possui seu maior potencial hídrico nos lençóis freáticos, contribuindo para o abastecimento de importantes aquíferos subterrâneos.

Vídeos

tequaly

Você já conhece a estrutura da Tequaly?

0 min de leitura

É muito fácil se impressionar com a estrutura da Tequaly, são mais de 100 mil m² de espaço, sendo 5 mil de área administrativa e todo o restante de área fabril.

bf-dias

B&F Dias diversifica sua linha de produtos e também é solução para tratamento de água

0 min de leitura
assista-agora

Vídeo aula: Implantação e Gestão de Concessionária de Saneamento

0 min de leitura
Futuro aguas

FILME: O Futuro das Águas: o desafio do século

1 min de leitura

Eventos e Cursos

Ciclo Completo do Saneamento

Data: 20/05

O curso Ciclo Completo do Saneamento é uma oportunidade para o nivelamento de informações entre todos os colaboradores de uma concessionária sobre as várias etapas do processo, desde a captação da água bruta no manancial, tratamento, distribuição ao usuário, bem como a coleta e transporte do esgoto, tratamento, monitoramento e devolução ao corpo receptor. 

Mais informações »

Compliance no Saneamento e o Impacto da Agenda ESG

Data: 08/06

A disciplina visa apresentar a importância do compliance na estruturação e operação de projetos de saneamento, assim como o impacto da agenda ESG no setor.

Mais informações »

Plano de Negócio – Concessões de Saneamento

Data: 07/07 e 14/07

Este curso visa capacitar interessados em ingressar ou evoluir profissionalmente neste mercado!

Mais informações »

Parceiros

clean environment brasil
Conaut
logo-bioproj
bf-dias
suez
Penetron
logo-netzsch
aquamec
DENORA
Superbac
paques-logo-home.jpg

Sobre Nós

Como mostrar o que acontece e o que acontecerá para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com águas de abastecimento público, esgotos domésticos, resíduos sólidos urbanos, micro e macro drenagem? Quais serão as próximas leis, investimentos e ações que vão impactar sua cidade ou seu negócio?

Continuar lendo…

Anuncie Conosco

Clique Aqui!

Endereço

Alameda dos Jurupis, 1005 – Salas 111 e 112, São Paulo/SP – CEP: 04088-003

Telefone

(11) 3473-1207

Newsletter

 ©2022 Portal Saneamento Básico. Todos os Direitos Reservados.