saneamento basico

Cagece desmata área do Exército para obra de saneamento

No terreno do 10º Depósito de Suprimento do Exército, no bairro Dias Macedo, uma obra para instalar rede de esgoto acarretou a retirada de árvores para a passagem de máquinas e caminhões em trecho de mata fechada. As obras são da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). Segundo o órgão, fazer a intervenção sem passar pelos domínios do Exército demandaria cerca de R$ 7,5 milhões a mais no projeto. Não foi especificado o número de árvores retiradas na ação.

Iniciada em junho, a obra faz o assentamento de tubulação do Macrossistema de Esgoto de Fortaleza. A tubulação com 900 milímetros de diâmetro, vai da BR-116 (próximo ao Makro) até a avenida Silas Munguba (antiga Dedé Brasil), passando pelo terreno do Exército. Em nota, a Cagece informa que a derrubada se deve à limpeza do terreno para a obra. “Foram retiradas apenas árvores de pequeno porte e vegetação rasteira, não havendo necessidade de replantio”, diz a nota. Em visita ao local, pela rua Marechal Bittencourt, O POVO constatou grandes troncos ao lado da área, que se cerca com árvores de grande porte e mata fechada.

De acordo com a Cagece, a intervenção foi autorizada pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), com licença de instalação nº 43/2014 válida até maio de 2016, e estudo ambiental aprovado pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema). A nota explica ainda que “a outra alternativa para a obra (sem passar dentro do terreno do Exército) demandaria um aumento do custo de cerca de R$ 7,5 milhões e intervenções na malha que afetariam o tráfego de veículos”. O riacho Rosinha é um dos afluentes do Rio Cocó e passa perto da área afetada.

A Cagece tem a responsabilidade pelo uso de 5,9 mil metros quadrados do imóvel cedidos em regime de concessão de direito real de uso resolúvel, publicado no Boletim do Exército nº 42/2013, de 18/10/2013. O contrato transfere à Cagece os direitos de utilização “para fins de construção de rede coletora de esgoto”. As obras começaram no mês de junho, com prazo inicial de dois meses para conclusão.

O POVO entrou em contato, na manhã de ontem, com a Seção de Comunicação Social da 10ª Região Militar do Exército Brasileiro solicitando informações sobre a obra. A demanda seria informada ao chefe da seção, em reunião naquele horário. No período da tarde, os telefones fixos do departamento não foram atendidos. No fim da tarde, O POVO entrou em contato com a assessoria da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) para perguntar sobre levantamento de espécies e quantidade de árvores retiradas.

O órgão afirmou não haver expedido a licença e orientou a reportagem a procurar a Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma). Após confirmação com Seuma e com Cagece de que o projeto teria sido autorizado pela Semace, O POVO tentou novo contato por telefone no fim da tarde, quando os telefones da assessoria já não foram atendidos.

Fonte: O Povo

Veja mais: http://www.opovo.com.br/app/opovo/cotidiano/2014/07/19/noticiasjornalcotidiano,3284628/cagece-desmata-area-do-exercito-para-obra-de-saneamento.shtml

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »