saneamento basico

Cartilha busca alertar políticos sobre importância do saneamento básico

A falta de saneamento ainda é um dos maiores problemas de cidades de todo o Brasil. Preocupado com a questão e atento à votação deste ano, o Instituto Trata Brasil lançou a cartilha Saneamento Básico e as Eleições Municipais 2016.

Segundo o coordenador do projeto, Alceu Galvão, o material vai ser distribuído nos diretórios dos partidos políticos dos estados e nos 100 maiores municípios do país.

No Rio de Janeiro, a falta de saneamento gerou polêmica internacional com a Olimpíada, quando o estado descumpriu a promessa de tratar 80% do esgoto jogado na Baía de Guanabara. Para Alceu Galvão, a situação fluminense é complexa.

De acordo com dados do Instituto Trata Brasil, em torno de 35 milhões de brasileiros não têm acesso a água tratada e mais de 100 milhões não têm coleta de esgoto. Além disso, apenas 40% da população têm o esgoto tratado.

Fonte: EBC

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »