saneamento basico

Consórcio PCJ inicia divulgação do Fórum Mundial da Água 2018

O Consórcio PCJ está programando uma série de atividades para a divulgação e engajamento da comunidade na participação do 8º Fórum Mundial da Água, que acontecerá em Brasília (DF), em 2018. A entidade elaborou um cronograma de atividades para os próximos dois anos, intitulado “Compartilhando Caminhos para Brasília 2018”.

Entre as ações previstas nessa programação, está a promoção das Bacias PCJ como destino de visitas técnicas e turísticas para as delegações internacionais que virão para o evento, além de realizar encontro internacional em 2017 com os participantes do segundo Kick-off Meeting, espécie de evento preparatório para o evento, que acontecerá em junho do próximo ano. Em 2018, o Consórcio PCJ promoverá a maior comitiva da sua história para o Fórum Mundial da Água. Mais detalhes sobre como participar dela serão revelados mais adiante.

Os municípios das Bacias PCJ com interesse em se candidatar como destino internacional das visitas técnicas devem enviar e-mail com a sua propositura para o e-mail: [email protected].

A entidade inseriu em seu site (www.agua.org.br) banner com link para o site oficial do 8º Fórum Mundial da Água, onde se obtém mais detalhes da organização.

O Fórum Mundial da Água é o maior evento sobre recursos hídricos do planeta. Na proposta preliminar de estrutura de grade temática do evento contém, além dos três processos tradicionais de organização do Fórum (o temático, o regional e o político), um novo grupo focal, o da Sustentabilidade. O documento conceitual foi redigido a partir dos debates ocorridos durante o primeiro Kick-off meeting, realizado em Brasília no mês de junho, e pretende iniciar o planejamento temático do 8º Fórum Mundial da Água.

Representantes do Consórcio PCJ estiveram no Kick-off Meeting e participaram dos processos de organização dos temas para o Fórum, propondo ações de caráter social e engajamento e atividades de comunicação para o evento de 2018.

O processo temático do Fórum Mundial da água está sendo construído tendo-se em conta a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável (2015-2030) a qual foi moldada pelos eventos marcos do ano de 2015, a saber: O Relatório sobre Riscos Globais do Fórum Econômico Mundial, a Cúpula de Sendai, sobre a Redução do Risco de Desastres, o 7º Fórum Mundial da Água na Coreia, a Cúpula de Addis sobre o Financiamento para o Desenvolvimento, a 70ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que adotou as Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e o Acordo de Paris da COP 21.

Esse cenário norteou a elaboração das seguintes conexões: compartilhando água e sustentabilidade, guias de implementação do 7º Fórum Mundial da Água, Agenda dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 e Processos do 8º Fórum Mundial Água. Essas conexões ajudarão na formação do processo temático central do evento em 2018.

Sobre o Fórum Mundial da Água
O Fórum Mundial da Água contribui para o diálogo do processo decisório sobre o tema em nível global, visando o uso racional e sustentável deste recurso. Por sua abrangência política, técnica e institucional, o Fórum tem como uma de suas características principais a participação aberta e democrática de um amplo conjunto de atores de diferentes setores, traduzindo-se em um evento de grande relevância na agenda internacional.

O Fórum é organizado a cada três anos pelo Conselho Mundial da Água e pelo país e cidade anfitriã. Ao todo, já ocorreram sete edições, as quais foram distribuídas estrategicamente em países de diferentes continentes. Essa distribuição busca representar as diferentes temáticas de usos e de gestão do recurso água. A última edição do evento aconteceu em 2015, na Coreia do Sul, em duas cidades: Daegu e Gyeongbuk.

Em 2014, a candidatura do Brasil foi selecionada e Brasília a escolhida como cidade-sede do evento. Desse modo, o Brasil sediará em 2018 a 8ª edição do Fórum, tendo como tema central “Compartilhando Água”, e o evento ocorrerá pela primeira vez no hemisfério sul.

Fonte: Consórcio PCJ

Últimas Notícias: