saneamento basico

Falta de saneamento é problema crônico no Cais do Porto

Os problemas de saneamento são crônicos em Fortaleza, como O POVO mostrou no último dia 22 de fevereiro. No Titanzinho, a situação não se restringe às tubulações que despejam água contaminada na praia. Na rua Pontamar, por exemplo, o esgoto corre a céu aberto.

Moradores que vivem há décadas na região relatam que a falta de saneamento é um problema crônico em todo o bairro Cais do Porto. “Minha neta de dois anos está com dor de barriga e eu tenho certeza que é por conta desses esgotos. Os micróbios entram pelos pés e ela corre o risco de adoecer. Tentamos manter ela sempre calçada”, diz a dona de casa Maria Rosimeire Barbosa, 48.

A presidente de honra da Associação dos Moradores do Serviluz, Maria Ferreira Dias, 83, lembra que a comunidade luta por melhorias no saneamento da região. “Aqui tem muitas crianças e mesmo nós adultos ficamos ameaçados. Ainda mais agora com essa epidemia de dengue e zika. Pior que a única ajuda governamental que tivemos até agora foi uma campanha de conscientização sobre o combate ao mosquito”, denuncia.
Moradores que preferiram não se identificar relataram que fazem a limpeza de bueiros entupidos e recolhem lixo da praia por conta própria.

Fonte: Jornal de Hoje
Foto: Divulgação

Últimas Notícias:
Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Em Goiás, 125 municípios já realizam a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos urbanos. Os dados são do levantamento mais recente da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), feito em setembro como parte do Programa Lixão Zero, que tem o objetivo de encerrar todos os lixões a céu aberto no estado e estruturar a regionalização do saneamento básico.

Leia mais »

Poluição grave afeta 46% de ambientes aquáticos do mundo

“Sujos” ou “extremamente sujos”: estas são as classificações de 46% dos ambientes aquáticos do mundo. A conclusão é de um levantamento que compilou e sistematizou dados de 6.049 registros de contaminação por lixo em ambientes aquáticos de todos os continentes ao longo da última década.

Leia mais »