saneamento basico

Grupo francês vai aderir ao registro público de emissões de gases do efeito estufa

Representantes franceses do Grupo SLB do Brasil estiveram nesta quinta-feira (7), na Secretaria Estadual de Meio Ambiente para conhecer o projeto Selo Clima Paraná, um Registro Público de Emissões de Gases de Efeito Estufa, elaborado pela Coordenação de Mudanças Climáticas da secretaria. O objetivo é obter o Selo Ouro para o maior número de empresas sob sua coordenação no Brasil.

No país desde 2008, o SLB aplica o conceito de implantação de florestas comerciais com critérios de desenvolvimento sustentável. “Acreditamos que as florestas têm um poder de compensação de carbono muito grande. Estarmos aqui é uma oportunidade de a Europa conhecer a compensação que é feita no Paraná”, disse o presidente do Grupo SLB, Stéphane Ledentu.

O Grupo desenvolveu um conceito de criação de florestas comerciais e ecológicas através do programa Brazil Forest Développement Durable. “Adquirir florestas é a solução para reduzir significativamente as emissões de carbono e ao mesmo tempo de obter um ativo econômico rentável”, completou Ledentu.

Durante a reunião com o coordenador de Mudanças Climáticas, José Rubel, ficou decidido que será elaborado o inventário das emissões de gases de efeito estufa de 13 empresas sediadas no Paraná que são coordenadas pelo SLB Brasil. Todas irão aderir ao Registro Público.

“O interesse do grupo francês demonstra que o Paraná está lançando uma iniciativa de grande apelo para investidores do Brasil e também de outros países. Isto quer dizer que o fato de um governo estadual certificar um investimento que demanda um compromisso como esse, de enfrentar as mudanças climáticas, é de uma responsabilidade e de um reconhecimento ímpar para a secretaria”, enfatiza Rubel.

GROUPE SLB – Com sede na Normandia, região Norte da França, o Grupo atua no setor de atividades florestais há mais de 25 anos. Presente no Brasil desde 2008, o Programa do Groupe SLB é denominado Brazil Forest Développement Durable, com uma estratégia voltada para a economia e ecologia, denominada ‘éconologique’.

O SLB é o primeiro grupo francês certificado pelo Bureau Véritas para a metodologia de compensação carbono no Brasil. Esta certificação confirma a metodologia de cálculo do estoque de carbono absorvido pelos programas desenvolvidos pela Brazil Forest.

Selo Clima Paraná – O Governo do Paraná lançou na semana passada, o Selo Clima Paraná, de reconhecimento às empresas que formularem e publicarem inventários de suas emissões de gases de efeito estufa.

Trata-se de um registro público, de adesão voluntária, para estimular inventários das empresas instaladas no Estado. A informação sobre as emissões serão dadas através de preenchimento de um formulário. O selo tem classificação bronze, prata ou ouro.

PRIMEIRO PASSO – O secretário estadual do Meio Ambiente, Ricardo Soavinski, propôs a criação de um grupo de trabalho para acompanhar as emissões detalhadas pelas empresas que aderirem ao registro.

“Estamos dando um primeiro passo em relação à mitigação, que consiste em diminuir o impacto ambiental através da nossa intervenção, do nosso trabalho conjunto”, disse Soavinski.

Ele avalia que a elaboração do registro público foi algo muito bem feito pela Coordenação de Mudanças Climáticas da secretaria. “O grupo de trabalho irá acompanhar, avaliar e propor novas medidas, para que tudo isso avance o mais rápido possível”, destacou o secretário.

As empresas que quiserem aderir ao registro público de emissões de gases do efeito estufa devem preencher o formulário que está disponível no site da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (www.meioambiente.pr.gov.br).

 

Fonte: Agência de Notícias do Paraná

Últimas Notícias: