saneamento basico

Luziânia volta a ficar sem água com a contaminação do Rio Palmital

O Rio Palmital voltou a ser contaminado e o abastecimento de água teve que ser interrompido por quase um dia em parte de Luziânia, cidade goiana no Entorno do Distrito Federal. Uma espuma se formou sobre a água. A mesma situação ocorreu há um mês, quando foi constatado que uma indústria despejou sabão no manancial.
Toda a água contaminada que chegou até a estação de tratamento foi descartada. Amostras do líquido foram coletadas e serão analisadas para constatar o que causou a contaminação.

“Será feita análise para detectar se a substância presente nessa água é a mesma que ocorreu da outra vez. Há uma formação de espuma bem característica, como foi o que ocorreu, mas a gente não pode afirmar neste momento sem ter a análise em mãos”, explica a técnica em saneamento, Patrícia Sousa.
Quando a situação ocorreu pela primeira vez, uma análise identificou a presença de surfactantes na água. A substância geralmente é encontrada em produtos de limpeza. Fiscais de meio ambiente concluíram que a tubulação que despejou o sabão no rio pertence a uma indústria de produtos de limpeza. A Secretaria de Meio Ambiente afirmou que a empresa foi multada em R$ 600 mil, mas recorreu da decisão na Justiça.
Em nota, a empresa Flora Higiene e Limpeza informou não haver nenhuma irregularidade na fábrica capaz de ter causado esta ocorrência. Em relação à contaminação anterior, a indústria declara que o processo ainda não foi concluído.

 

Fonte: G1 Goiás

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »