saneamento basico

Novos livros gratuitos discutem rumos das políticas ambientais

Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP lança três livros, em formato digital e gratuitos, que discutem os rumos das políticas ambientais

Neste mês de junho o Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP lança três livros em versão digital e com livre acesso sobre a temática socioambiental.

O  livro Política Nacional de Resíduos Sólidos: Avanços e desafios de implementação e monitoramento, organizado por Gina Rizpah Besen, Pedro Roberto Jacobi e Luciana Freitas, apresenta ao leitor um panorama nacional sobre os avanços, barreiras e possibilidades que se desenham para uma implementação mais efetiva da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

O livro  Água e Sustentabilidade – Desafios, perspectivas e soluções, de autoria de Pedro Roberto Jacobi e Edson Grandisoli, foi elaborado no sentido de informar e estimular processos de colaboração e interconexões entre instituições, pessoas, ideias e ações, a partir de um conhecimento baseado em valores e práticas sustentáveis, indispensáveis para estimular o interesse e o engajamento na ação e na responsabilização. A finalidade é promover, contribuir, sensibilizar e ampliar a corresponsabilidade na governança da água por meio de processos coletivos que promovam diálogo, participação e práticas inovadoras.

A 11ª Coletânea do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental (Procam) do IEE, na sua primeira versão digital, intitulada Conhecimento Interdisciplinar, Governança Ambiental e Sociedade, apresenta 13 artigos de mestres e doutores, em coautoria com seus orientadores, com enfoque no tema da governança ambiental. A preocupação do Procam em consolidar uma dinâmica de ensino e pesquisa através de uma perspectiva interdisciplinar enfatiza a importância dos processos sociais que determinam as formas de apropriação da natureza e suas transformações através da participação social na gestão dos recursos ambientais.

Para baixar os livros, selecione abaixo:

Política Nacional de Resíduos Sólidos: Avanços e desafios de implementação e monitoramento
Água e Sustentabilidade – Desafios, perspectivas e soluções
Conhecimento Interdisciplinar, Governança Ambiental e Sociedade

Fonte: Jornal da USP

Últimas Notícias:
Novo Plano Estadual de Resíduos Sólidos será lançado em 2026

Novo Plano Estadual de Resíduos Sólidos será lançado em 2026

A Comissão Estadual de Gestão de Resíduos Sólidos anunciou que lançará a nova versão do Plano Estadual de Resíduos Sólidos até o final deste ano. O anúncio ocorreu durante a primeira reunião do grupo.Na ocasião, os participantes discutiram principalmente a revisão do documento, que orientará as próximas ações do setor.

Leia mais »
Água tem de estar no centro da governança climática

Água tem de estar no centro da governança climática

Apesar dos graves problemas provocados pelas grandes enchentes e pela escassez crescente de água em vários lugares do planeta, muitos ainda encaram a disponibilidade de recursos hídricos apenas como um reflexo das mudanças climáticas. Especialistas e gestores frequentemente interpretam secas, enchentes e eventos extremos como sintomas dessa pauta. Esse tipo de análise, no entanto, limita a compreensão do problema.

Leia mais »
Setor pede alinhamento de proposta de reúso com projeto de lei

Setor pede alinhamento de proposta de reúso com projeto de lei

A ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico) está preparando a Norma de Referência sobre reúso da água. Ela deve elaborá-la em diálogo com os órgãos responsáveis pelas outras propostas sobre o tema que tramitam paralelamente. A Abcon (Associação Brasileira das Empresas de Saneamento) também sugeriu contribuições.

Leia mais »