saneamento basico
ete

Aumento de eficiência em remoção de DBO em ETE de indústria de papel

A baixa eficiência em remoção de carga orgânica de uma ETE de uma indústria de Papel Ondulado e Embalagens, localizada no estado de São Paulo, causou grandes transtornos à empresa por não conseguir adequar o seu efluente aos padrões exigidos pela legislação ambiental.

Subdimensionada, a ETE por Lodos Ativados, apresenta tempo de detenção hidráulica (TDH) de apenas 10h, concentração de oxigênio dissolvido (OD) máximo de 0,7 mg/L e a eficiência em remoção de DBO era de apenas 45%, com vazão diária de 360 m³.

Devido aos processos operacionais e ao tipo de papel utilizado para a produção, há grandes oscilações na carga de entrada, dificultando ainda mais o equilíbrio do sistema.

Para auxiliar na degradação, a SUPERBAC iniciou aplicação diária de um blend de microrganismos facultativos específicos para este tipo de efluente, considerando as oscilações de carga de entrada e os parâmetros físicos, químicos e biológicos do sistema para os cálculos de concentração de microrganismos a serem bioaumentados ao sistema.

LEIA TAMBÉM: SUPERBAC – SOLUÇÃO BIOTECNOLÓGICA MELHORA EFICIÊNCIA DE ETES EM CIDADE DE MINAS GERAIS

O blend de microrganismos da SUPERBAC trabalha como complemento à biota natural, sem prejudicar a população do lodo.

Como resultado, no 3º mês de aplicação, a eficiência em remoção de DBO atingiu 64% e, a partir do 6º mês de tratamento, a eficiência se manteve dentro dos padrões da legislação ambiental vigente, como apresentado no gráfico abaixo:

ete

Vale lembrar que os parâmetros operacionais e físicos não sofreram alterações ao longo do tempo.

Escrito por: Monique Zorzim – Gerente Técnica

Conheça as soluções da Supebac

Últimas Notícias:
Certame da Saneago atrai apenas um grupo

Certame da Saneago atrai apenas um grupo

Dois dos três lotes ofertados ficaram sem oferta; problemas na modelagem afastaram grandes investidores. O leilão de Parcerias Público-Privadas (PPPs) da Saneago (estatal de saneamento de Goiás) atraiu o interesse de apenas um grupo, o Consórcio Águas do Cerrado, que entregou proposta para somente um dos três lotes da licitação, apurou o Valor.

Leia mais »
Rede de esgoto avança na Maré e beneficia a Baía de Guanabara

Rede de esgoto avança na Maré e beneficia a Baía de Guanabara

Obras de saneamento, de R$ 120 milhões, vão até o fim de 2027 e incluem tronco coletor de 4,5kms e 18kms de tubulações

O cenário do Complexo da Maré — formado por 16 favelas — está em transformação, com um vaivém de operários e máquinas. Equipes instalam manilhas de até 1,50 metro de diâmetro e escavam poços para avançar nas obras de saneamento iniciadas pela Águas do Rio, que têm como objetivo beneficiar, segundo a concessionária, 200 mil pessoas.

Leia mais »