saneamento basico

Delcídio vai mudar captação de água e garantir 100% de saneamento em Dourados

O candidato da coligação Mato Grosso do Sul com a Força de Todos, Delcídio do Amaral, vai substituir a atual captação da água que abastece Dourados , feita no Rio Dourados, por uma rede de poços profundos, para acabar definitivamente com a polêmica em torno da qualidade do produto e reduzir as perdas do sistema. Além disso, ao longo dos próximos 4 anos, a meta é implantar rede de coleta e tratamento de esgoto em toda a área urbana do município, garantindo 100% de saneamento, o que representa mais saúde para a população.

São duas propostas absolutamente exequíveis. O estado acaba de assinar contrato com a Caixa Econômica Federal para receber R$ 94 milhões e perfurar os primeiros poços. Vamos ampliar esses investimentos e perfurar o restante , criando assim uma ampla rede de captação direta do Aquífero Guarani, com água de alta qualidade. Quanto ao saneamento, nos últimos 6 anos, com recursos do PAC, a Sanesul conseguiu implantar rede de esgoto em 60 % da cidade. Meu compromisso é dar sequencia a esse esforço e fazer aqui o que já fizemos em Bonito com recursos da Petrobras, : garantir 100 % de saneamento para Dourados”, afirmou o candidato na tarde deste sábado, 16 de agosto, durante reunião com líderes comunitários da região no Clube Ubiratam.

Atualmente, 70 % da água que abastece Dourados vem do rio que dá nome a cidade. O sistema é alvo de polêmica , inclusive com ação do Ministério Público Federal, em função da qualidade de água e do alto custo de produção. São 1 milhão e 700 mil litros/hora, dos quais 40 % acabam perdidos por causa de vazamentos, desvios e a falta de reservatórios. A rede de poços artesianos profundos que Delcídio vai implantar permite , com a tecnologia atual e sem colocar em risco o meio ambiente, substituir o atual sistema, oferecer água de alta qualidade a população e reduzir significativamente as perdas.

“Água de qualidade e saneamento são sinônimos de saúde. Eu não tenho dúvida de que, cumprindo essas duas metas, nós vamos reduzir significativamente a incidência de doenças provocadas por água contaminada em Dourados, proporcionando melhor qualidade de vida à população”, afirmou o candidato, que estava acompanhado do candidato ao Senado, Ricardo Ayache, o vice, Londres Machado , além de várias lideranças políticas, entre elas os prefeitos de Ponta Porã, Ludimar Novaes (PPS), Caarapó, Mário Valério (PR), de Itaporã, Wallas Milfont (PDT), Glória de Dourados, Arceno Athas (PROS), os deputados Laerte Tetila e Vander Loubet e o candidato a deputado estadual João Grandão.

Da Redação, MS Atual

Últimas Notícias:
Gerenciando Montanhas Lodo

Gerenciando Montanhas de Lodo: O que Pequim Pode Aprender com o Brasil

As lutas do Rio com lodo ilustram graficamente os problemas de água, energia e resíduos interligados que enfrentam as cidades em expansão do mundo, que já possuem mais de metade da humanidade. À medida que essas cidades continuam a crescer, elas gerarão um aumento de 55% na demanda global por água até 2050 e enfatizam a capacidade dos sistemas de gerenciamento de águas residuais.

Leia mais »