saneamento basico

Em artigo na Folha de SP, deputada Ana Perugini defende a universalização do saneamento

A participação da população é fundamental para que todos tenham acesso a redes de água e esgoto até 2033, conforme meta estabelecida no Plano Nacional de Saneamento Básico. A afirmação foi feita pela deputada federal Ana Perugini, em artigo publicado nesta sexta-feira, com exclusividade, na versão digital do jornal Folha de S.Paulo.

No texto veiculado na seção Tendências/Debates, a parlamentar defende que a universalização do acesso ao saneamento não depende apenas de investimentos, mas também da mudança de atitude da população, que precisa se informar mais sobre a realidade de sua cidade, cobrar a prefeitura e assumir uma postura crítica e consciente em relação ao consumo de água, ao despejo de esgoto e ao descarte de lixo.

“Esse compromisso deve começar em casa, por meio de pequenos gestos que podem fazer a diferença e criar uma corrente positiva de inspiração. Você age com responsabilidade, cobra e fiscaliza. O poder público tem de fazer a sua parte”, escreveu Ana, destacando a importância da implementação dos planos municipais de saneamento básico no planejamento de metas que possibilitem a cobertura do total dos serviços nas cidades.

O avanço do saneamento no país entre 2003 e 2013 também foi enfatizado pela deputada federal. No período, a coleta de esgoto atingiu 84,17% das áreas urbanas, passando de 32,8 milhões para 47,3 milhões casas ligadas, e a cobertura da rede de água subiu de 89,55% para 93,13%, saltando de 38,1 milhões para 52,4 milhões de famílias atendidas.

O direito ao acesso à água e ao esgoto, assegurado pela Constituição de 1988 e reiterado pela Lei do Saneamento Básico (lei federal 11.445/2007), é o tema da Campanha da Fraternidade deste ano, que propõe uma reflexão sobre a importância do serviço para a garantia de desenvolvimento, saúde e qualidade de vida a cidadãos e cidadãs brasileiros.

Para Ana, a reflexão sobre o tema de 2016 – “Casa comum, nossa responsabilidade” – “é um exercício importante para que nos fortaleçamos como agentes de mudança e tenhamos uma participação efetiva” na universalização do acesso ao serviço. Mas, para isso, a parlamentar é categórica: “é preciso que mudemos nossas atitudes”.

A deputada federal Ana Perugini integra as comissões de Educação, Licitações, Minas e Energia e da Crise Hídrica, na Câmara dos Deputados. A parlamentar também coordena as frentes parlamentares em Defesa da Implantação do Plano Nacional de Educação (PNE) e de Promoção e Defesa da Criança e do Adolescente no Estado de São Paulo.

Leia o artigo: http://goo.gl/E5SGMJ
Fonte: Portal Novidade
Foto: Divulgação

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »