saneamento basico

Kassab se reúne com governador e autoridades, em RO para discutir mobilidade e saneamento

O Ministro das Cidades, Gilberto Kassab, esteve nesta quinta-feira (14), em Porto Velho, onde se reuniu com a prefeitura e o governo de Rondônia. O objetivo foi iniciar a análise de projetos em andamento no estado e identificar “eventuais obstáculos que estejam retardando a conclusão de determinadas obras”.

A primeira atividade de Kassab na capital foi uma reunião no Palácio do Governo. Na oportunidade, foram discutidas questões sobre saneamento, habitação e mobilidade urbana. No encontro, o ministro admitiu que Rondônia passa por problemas graves na área de saneamento, que precisam ser superados com rapidez. Para isso, Kassab garantiu que a União possui verbas tanto para orçamento e financiamento. A liberação dos recursos ainda será discutida.

Quanto à habitação, o ministro disse que a ideia é do governo federal é entregar todas as unidades das fases 1 e 2 do Minha Casa Minha Vida o mais rápido possível. Segundo ele, a meta é que mais de 27 milhões de pessoas (cerca de 10% da população brasileira) sejam atendidas até o final de 2018. “Os prefeitos já estão mapeando as cidades e hoje vamos definir alguns prazos para que Rondônia possa contar um número expressivo de sorteados no Minha Casa Minha Vida”, disse.

Já para a mobilidade urbana, Kassab ressaltou que o estado tem condições para preparar e idealizar novos projetos, especialmente nas grandes cidades. Conforme o ministro, a Secretaria de Acessibilidade e Programas Urbanos do Ministério vai tratar de obras adequadas para o perfil do estado de Rondônia como corredores, avenidas e planos de mobilidade.

Após a reunião no Palácio do Governo, a equipe do Ministério das Cidades seguiu para uma reunião na prefeitura de Porto Velho, onde foram debatidos o plano de mobilidade da capital e e o planejamento do Minha Casa Minha Vida, entre outros.

 

 
Fonte: G1

Últimas Notícias:
Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

O setor de utilities entrou definitivamente em um novo ciclo regulatório. A partir da Lei nº 14.026/2020 (Novo Marco Legal do Saneamento), metas de universalização, eficiência operacional e redução de perdas deixaram de ser diretrizes aspiracionais e passaram a ser obrigações mensuráveis, com impacto direto na governança, na arrecadação e na sustentabilidade financeira das operações.

Leia mais »