saneamento basico

Proposta de Padilha não resolveria problema no Cantareira

Em uma de suas propagandas para a eleição de outubro, o candidato do PT ao governo de São Paulo, Alexandre Padilha, destaca que, enquanto o Sistema Cantareira, responsável pelo abastecimento de água de boa parte da Grande São Paulo, está quase vazio, o reservatório da represa Billings está cheio. A possibilidade de transpor a água da Billings para o Cantareira, entretanto, não é avaliada de forma positiva por especialistas,

“Se você tirar essa água do corpo da represa, rapidamente ela vai se deslocar e como vamos preencher? Com água do Rio Pinheiros? Não pode, porque é altamente contaminada”, afirma a CartaCapital o engenheiro de recursos hídricos Marco Palermo, ex-diretor técnico e financeiro da Agência da Bacia do Alto Tietê.

Segundo Marco Palermo, a represa Billings é abastecida por um único braço d’água, proveniente do Rio Grande. “Ele é um reservatório que não tem formação natural predominante. Então não é algo que possa ser entendido como um manancial, como acontece no Sistema Cantareira”, diz. A represa Billings foi construída para ser um reservatório de água a ser utilizada para a geração de energia elétrica.

Palermo ainda afirma que, para a medida de emergência ser tomada, um entrave jurídico precisaria ser resolvido: na Constituição Estadual, no Ato das disposições constitucionais transitórias, o artigo 46 proíbe que sejam bombeadas águas contaminadas para a represa Billings, o que seria o caso das águas provenientes do Rio Pinheiros.

A comparação entre os reservatórios foi veiculada pela campanha de Padilha durante propaganda que começou a ser veiculada na quarta-feira 23. O objetivo é atingir o que acredita ser um ponto fraco da administração de Geraldo Alckmin (PSDB): o baixo nível do reservatório do sistema Cantareira, situação que pode provocar racionamento de água na Grande São Paulo, incluindo a capital.

Racionamento?

O governo Alckmin nega que haja uma crise de abastecimento de água em São Paulo, mas a afirmação carece de base na realidade. Uma pesquisa do Data Popular mostrou que 23% dos moradores do Estado tiveram problemas de falta de água nos últimos três meses, e que esse índice é maior entre as populações mais pobres.

O governo tucano de São Paulo também afirma que a situação no Cantareira é ocasionada por uma questão da natureza a falta de chuvas. Reportagem de CartaCapital mostrou, no entanto, que já em 2004, a Sabesp foi informada sobre a necessidade de “projetos que viabilizem a redução de sua dependência” do Cantareira. Dez anos depois do aviso da Agência Nacional de Águas, a Sabesp ainda não concluiu nenhum projeto alternativo para suprir a dependência do Cantareira.

Fonte e Agradecimentos: Carta Capital
Veja Mais: http://www.cartacapital.com.br/politica/represa-billings-5693.html” title=

Últimas Notícias: