saneamento basico

PT quer CPI para investigar problemas no abastecimento

Um requerimento para a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) será preparado pela bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara Municipal, para apurar os motivos que levaram à crise no abastecimento de água do município, além de problemas administrativos ocorridos no Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). O pedido será feito pelos vereadores Francisco França, líder da bancada petista; Izídio de Brito, presidente do partido; e Carlos Leite (PT), que precisam de, no mínimo, sete assinaturas para que a CPI seja instaurada.

Segundo o vereador Francisco França, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) precisa ser instaurada por conta dos recentes problemas de falta de água que Sorocaba tem enfrentado. “Tivemos a ideia da criação da CPI na última quinta-feira (30), pois a situação se agrava a cada dia na cidade, a população está passando por dificuldades e precisamos identificar quais são os fatores que têm gerado esses constantes transtornos”, diz.

França ainda comentou sobre uma declaração do prefeito Antônio Carlos Pannunzio (PSDB) relativa à falta de investimentos no Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). “O prefeito admitiu durante uma entrevista que o último investimento feito na ampliação da ETA Cerrado, por exemplo, foi há cerca de 20 anos. Por isso estamos com tantos problemas, não se pode ficar tanto tempo sem melhorias”, afirma. “Antes o Saae era superavitário, já chegou até a emprestar dinheiro para a Prefeitura, e hoje em dia está com todos esses problemas”, declara o vereador Izídio de Brito.

O vereador Carlos Leite (PT) afirmou que provavelmente, na próxima segunda-feira (3), as assinaturas necessárias para a instauração da CPI já estarão bem encaminhadas para que o projeto seja lido e protocolado durante a Sessão da Câmara de terça-feira (4). “Acredito que não teremos dificuldades em conseguir as assinaturas, esse é um tipo de problema que não pode ser deixado de lado, estamos confiantes que dará tudo certo”. Leite ainda disse que a escolha de um presidente para a CPI só será feita posteriormente à aprovação do requerimento na Câmara Municipal.

Envolvimento em outras CPIs 

O vereador e presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Izídio de Brito, participante em outras CPIs como a do Sorocaba Total e a da Educação, Saúde Pública e Juventude, afirmou que a conciliação entre as Comissões é tranquila, apesar de demandar maior tempo de trabalho. “Considero importante participar dessas CPIs, mesmo que exija uma carga maior de trabalho. É evidente que não pegaremos 10 CPIs para fazer, mas sempre procuro trabalhar de um modo que consiga me dedicar inteiramente a cada uma delas”.

Uma das questões que também será investigada – segundo a bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) – caso a CPI seja instaurada -, é a saída do diretor-geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) Wilson Unterkircher Filho, que deixará o cargo para o ingresso de Adhemar José Spinelli Júnior. “É estranha essa saída repentina”, diz o vereador Francisco França. “Só uma CPI pode descobrir se, realmente, o motivo da saída dele foi uma proposta profissional. Não é normal trocar a diretoria em meio a essa crise”, completa o vereador Carlos Leite. (Supervisão: Daniela Jacinto)

Fonte e Agradecimento: http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia/529095/pt-quer-cpi-para-investigar-problemas-no-abastecimento

Últimas Notícias:
Gerenciando Montanhas Lodo

Gerenciando Montanhas de Lodo: O que Pequim Pode Aprender com o Brasil

As lutas do Rio com lodo ilustram graficamente os problemas de água, energia e resíduos interligados que enfrentam as cidades em expansão do mundo, que já possuem mais de metade da humanidade. À medida que essas cidades continuam a crescer, elas gerarão um aumento de 55% na demanda global por água até 2050 e enfatizam a capacidade dos sistemas de gerenciamento de águas residuais.

Leia mais »