saneamento basico

TCE-SP vê irregularidades no lixão de Boa Esperança

Uma fiscalização surpresa do Tribunal de Contas do Estado constatou diversas irregularidades no aterro sanitário de Boa Esperança do Sul. As vistorias foram feitas simultaneamente em 163 municípios e descobriram que a metade deles não têm sequer um plano de resíduos sólidos e 13,8% não tem licença pra funcionar.

No aterro sanitário de Boa Esperança do Sul, os urubus estão por toda parte. O lixo que deveria estar debaixo da terra fica espalhado e a área não é cercada, com acesso é livre.
De acordo com a fiscalização, o aterro não tem licença de operação da Cetesb e os resíduos resultantes da decomposição do lixo estão sem tratamento adequado. Outro problema apontado pelo TCE é que o lixo hospitalar e o doméstico são jogados no mesmo lugar.

O município não tem um plano de manejo de resíduos sólidos. O prefeito Antônio Donizete Laverde, que assumiu o cargo há menos de um mês depois que o antecessor renunciou, não sabe por que esse plano ainda não foi elaborado. “Isso ai deveria ser feito uma reciclagem, uma coleta seletiva, mas isso vem há vários anos. É começar a fazer esse projeto, eu já conversei com o novo prefeito, ele vai fazer a coleta seletiva e a reciclagem”, disse.

De acordo com o presidente do TCE, Dimas Ramalho, a lei diz que todos os municípios tinham que ter pelo menos um plano de resíduos sólidos aprovado na Câmara dos Vereadores. “Saber onde o lixo seria depositado, como seria tratado, de que maneira seria feita a coleta seletiva e quantos anos durariam esse plano. Grande parte não fez o plano e nem cuidou de seu lixo da forma adequada”, explicou.

O TCE notificou as prefeituras que poderão ser multadas e ter as contas rejeitadas. Se isso acontecer o prefeito se torna inelegível por oito anos e o município pode deixar de receber verbas dos governos federal e estadual.

Foto: Reprodução/EPTV
Fonte: ACidade ON

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »