Skip to content
quarta-feira, agosto 17, 2022
Últimas Notícias:
  • Metodologias para tratamento de efluentes têxteis: uma revisão
  • Rios da Europa secam e cientistas falam em pior seca dos últimos 500 anos
  • Geração de resíduos no mundo deve chegar a 3,4 bilhões de toneladas por ano até 2050
  • PPPs de saneamento devem bater recorde em 2022, dois anos após novo marco legal
  • Livro Marco Regulatório Do Saneamento Básico
Portal Saneamento Básico

Portal Saneamento Básico

O maior portal de Saneamento Básico da internet!

  • Notícias
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Opinião
    • Outros
  • Acervo Técnico
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Outros
  • Guia de Compras
  • Licitações
  • Vagas
  • Eventos e Cursos
  • Vídeos
  • Mídia Kit
  • Contato

Três peemedebistas disputam novo Ministério do Saneamento

  • Política
  • março 21, 2017

Tão logo o presidente Michel Temer decidiu criar mais um ministério, desta vez o do Saneamento, para acalmar os governistas mineiros que reclamam de estarem à margem do poder, três deputados peemedebistas disputam a indicação do partido: Leonardo Quintão, Newton Jr, e Rodrigo Pacheco.

O coordenador da bancada do PMDB de Minas, Mauro Lopes, diz que a bancada ainda irá se reunir para definir o nome, mas que os três deputados já comunicaram interesse em assumir a pasta. Ele afirma que ficou de fora da disputa, assim como Saraiva Felipe, porque ambos já exerceram cargos de ministro. Lopes foi ministro da Aviação Civil nos estertores do governo Dilma Rousseff e Felipe comandou o Ministério da Saúde do governo Lula. Ele diz que Fábio Ramalho também foi excluído da divisão por já ser vice-presidente da Câmara.

— Estamos aguardando a sinalização do presidente para indicar o nome. Ele já anunciou para nós a criação do ministério e vamos reunir a bancada para definir. Tem que ver as pretensões eleitorais de cada um no ano que vem para decidir quem se adequará melhor — afirma Lopes.

Segundo o deputado, a promessa de Temer é que o ministério será composto pela Secretaria de Saneamento, vinculada ao Ministério das Cidades, e pela Funasa, hoje ligada ao Ministério da Saúde. Atualmente, Cidades é comandada por um tucano, Bruno Araújo. Apesar de o Ministério da Saúde estar nas mãos do PP, com Ricardo Barros, a Funasa tem em sua cúpula nomes indicados pelo PMDB, inclusive pelo próprio presidente Michel Temer. A fundação tem sido alvo de disputa do PTN, que quer emplacar apadrinhados em sua estrutura de comando.

Fábio Ramalho, que protagonizado recentemente alguns embates com o governo, diz que o ministério será “bem-vindo”, mas que não resolverá o problema de Minas Gerais.

— Isso não resolve. Hoje a questão de Minas é outra. São os royalties do minério, o ferroanel, as BRs, a dívida do estado. Tem que ter algo mais consistente porque Minas está muito desassistida. Mas, o que vier será bem-vindo — diz Ramalho.

O Saneamento, questão ligada diretamente aos municípios, foi um dos três pilares que deram origem, em 2003, ao Ministério das Cidades. Ao assumir a Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva criou a pasta para garantir a ampliação do acesso à moradia, saneamento e transportes. A área é gerida pela Secretaria Nacional de Saneamento. Antes de bater o martelo quanto à criação da nova pasta, Temer conversou com o ministro das Cidades, Bruno Araújo, que não se opôs às mudanças.

Temer assumiu o governo pregando redução da máquina pública. A antecessora, Dilma Rousseff, chegou ao número recorde de 39 pastas, no fim de 2014. No ano seguinte, pressionada pela recessão, reduziu para 32 os ministérios. Temer, por sua vez, assumiu interinamente em maio de 2016, enviou uma Medida Provisória ao Congresso cortando mais nove pastas, caindo a um patamar de 23 órgãos. No entanto, a reforma administrativa do peemedebista não deu certo e houve recuos. Em poucos meses, o número saltou para 28. Temer precisou recuar da extinção das Cultura, pressionado pelo setor; devolver o status de Ministério aos Direitos Humanos, Advocacia-Geral da União e ao Banco Central; e por último recriou a Secretaria-Geral da Presidência, para acomodar Moreira Franco. Com o Ministério do Saneamento, Temer terá 29 pastas.

Fonte: O Globo

AnteriorAnteriorSTF analisa disputa bilionária entre Correios e empresas de água e luz sobre entrega de contas
PróximoEquipamentos da Itubombas contribuem para o início da operação da nova ETA da Itapoá SaneamentoPróximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Ultrafiltração

Capacitação e Treinamento

Capacitação e Treinamento

Acervo Técnico

Metodologias para tratamento de efluentes têxteis: uma revisão

1 min de leitura

Este trabalho compilou diversos estudos científicos, nacionais e internacionais, relacionados ao tema de tratamento de efluentes têxteis, trazendo uma visão ampla sobre como o assunto vem sendo abordado em todo o mundo.

Além dos testes de dessorção na exploração de gás associado ao carvão (CBM)

1 min de leitura

O objetivo desta pesquisa é analisar informações recentes sobre o uso de isotermas de adsorção, ensaios em isótopos de C 13e deutério, cromatografia gasosa e modelagem de permeabilidade.

Vídeos

bf-dias

B&F Dias presente no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética

0 min de leitura

Os executivos da empresa, Felipe Medeiros e Pedro Amaral, estiveram presentes no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética que aconteceu em abril de 2022 na cidade de São Paulo.

Desidratação de Lodo Pieralisi

Conheça as soluções para secagem e desidratação de lodo de ETA, ETE e ETDI da empresa Pieralisi

1 min de leitura
tequaly

Você já conhece a estrutura da Tequaly?

0 min de leitura
bf-dias

B&F Dias diversifica sua linha de produtos e também é solução para tratamento de água

0 min de leitura

Eventos e Cursos

Lodos Ativados, MBR e MBBR: Fundamentos dos Processos e Aspectos Operacionais

Datas: 10, 17 e 24 de agosto

Curso online para profissionais e estudantes que atuam com projetos, obras e operação de sistemas de tratamento de efluentes domésticos e industriais.

Mais informações »

8° Encontro Nacional das Águas

Congresso bienal dedicado ao debate dos principais temas que afetam o saneamento básico e a iniciativa privada.

Mais informações »

Encontro Técnico AESabesp / Fenasan 2022

Promovido há 33 anos consecutivos pela AESabesp – Associação dos Engenheiros da Sabesp, o Encontro Técnico da AESabesp – Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente é considerado o maior evento do setor na América Latina.

Mais informações »

Parceiros

suez
aquamec
Conaut
Superbac
bf-dias
logo-bioproj
logo-netzsch
DENORA
Penetron
paques-logo-home.jpg
clean environment brasil

Sobre Nós

Como mostrar o que acontece e o que acontecerá para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com águas de abastecimento público, esgotos domésticos, resíduos sólidos urbanos, micro e macro drenagem? Quais serão as próximas leis, investimentos e ações que vão impactar sua cidade ou seu negócio?

Continuar lendo…

Anuncie Conosco

Clique Aqui!

Endereço

Alameda dos Jurupis, 1005 – Salas 111 e 112, São Paulo/SP – CEP: 04088-003

Telefone

(11) 3473-1207

Newsletter

 ©2022 Portal Saneamento Básico. Todos os Direitos Reservados.