saneamento basico
Descomissionamento Sistemas Tratamento Esgoto

Aterro sanitário recebe nota 10 da Cetesb pela 4ª vez consecutiva

Aterro Sanitário CETESB

O aterro sanitário de São José dos Campos foi novamente reconhecido com a nota máxima pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), pela quinta vez – sendo a quarta consecutiva, de acordo com o mais recente Inventário Estadual de Resíduos Sólidos Urbanos, que se refere às operações de 2023.

Historicamente, o aterro de São José dos Campos recebeu a primeira nota 10 em 2012, mas enfrentou uma queda nos anos seguintes: 2013 (9,7), 2014 (9,7), 2015 (8,6), 2016 (8,8). A partir de 2017, a pontuação voltou a subir, alcançando 9,0 em 2017, 9,2 em 2018, 9,3 em 2019, e finalmente, mantendo a nota 10 de 2020 a 2023.

Em 2023 apenas 11 Aterros Sanitários tiveram nota 10, sendo 7 particulares e 4 municipais (entre eles, o de São José dos Campos).

Pois a Prefeitura de São José dos Campos tem feito investimentos contínuos na operação e manutenção do aterro. Priorizando a prevenção, o monitoramento e a expansão sustentável.

Segundo a Urbam, responsável pela operação do aterro, tem implementado boas práticas operacionais e de monitoramento técnico e ambiental. Reforçando a gestão adequada dos resíduos da cidade.

LEIA TAMBÉM: Debatedores defendem reciclagem e aproveitamento energético de resíduos

Conscientização Ambiental

Portanto a Urbam também desenvolve diversas ações educativas de conscientização ambiental. Pelo Programa Lixo Tour, alunos e outros visitantes podem conhecer o percurso dos resíduos sólidos urbanos. Incluindo visitas ao Museu Interativo do Lixo, à Recicloteca, ao Viveiro de Mudas, ao Centro de Triagem, ao aterro e à unidade de geração de energia a partir do biogás do aterro sanitário.

LEIA TAMBÉM: Enchentes no Rio Grande do Sul impulsionam investimentos em energia renovável

Em suma outros programas como “Nós Fazemos a Nossa Parte”, “Meu Condomínio Recicla” e “Operação Centro Limpo”, também visam a orientação sobre a destinação correta dos resíduos.

Essa contínua excelência destaca o compromisso da Urbam com a gestão sustentável e eficiente dos resíduos sólidos. Reafirmando a cidade de São José dos Campos como referência no setor.

Fonte: CETESB.

Últimas Notícias:
Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Em Goiás, 125 municípios já realizam a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos urbanos. Os dados são do levantamento mais recente da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), feito em setembro como parte do Programa Lixão Zero, que tem o objetivo de encerrar todos os lixões a céu aberto no estado e estruturar a regionalização do saneamento básico.

Leia mais »

Poluição grave afeta 46% de ambientes aquáticos do mundo

“Sujos” ou “extremamente sujos”: estas são as classificações de 46% dos ambientes aquáticos do mundo. A conclusão é de um levantamento que compilou e sistematizou dados de 6.049 registros de contaminação por lixo em ambientes aquáticos de todos os continentes ao longo da última década.

Leia mais »