saneamento basico
resíduos sólidos urbanos

Gramado/RS avança com projeto inovador para transformar resíduos em recursos sustentáveis

Gramado Resíduos Recursos Sustentáveis

Nesta semana, a Prefeitura de Gramado participou de uma importante reunião que marcou a retomada da segunda fase do projeto “RS UP”, desenvolvido pela Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS).

Essa iniciativa pioneira visa a construção de uma planta capaz de gerar energia e produtos de valor agregado a partir dos resíduos sólidos urbanos, utilizando tecnologias como tratamento térmico (pirólise/reforma catalítica) e biodigestão do lixiviado (chorume).

A Licença Prévia, obtida na primeira fase, foi um marco essencial para o avanço do projeto, comprovando a viabilidade técnica e ambiental das tecnologias propostas. Essa conquista foi possível após o cumprimento das exigências da Diretriz Técnica FEPAM 02/2019.

LEIA TAMBÉM: Itaipu Binacional promove investimentos em gestão de resíduos em Belém (PA)

A segunda fase do projeto reúne os municípios de Gramado, Caxias do Sul, Flores da Cunha, Nova Petrópolis, São Marcos e Serafina Corrêa, abrangendo uma população de aproximadamente 600 mil habitantes.

Gramado Resíduos Recursos Sustentáveis

Nesta etapa, está prevista a elaboração do projeto executivo e a obtenção da Licença de Instalação. Passo fundamental para implementar a unidade teste, com capacidade de processar cinco toneladas de resíduos ao dia.

LEIA TAMBÉM: Os 8 principais efeitos das transformações climáticas, segundo a ONU

Fonte: GM.

Últimas Notícias:
BNDES libera R$ 384 milhões para projeto inovador de captura de CO2 (2)

Sabesp capta água na Serra do Mar para conter seca de reservatórios

Sistema leva água para o Alto Tietê, que abastece 4 milhões na região metropolitana de São Paulo; reservatórios registram 25% de volume útilA Sabesp começou no dia 1º de dezembro de 2025 a captar água na Serra do Mar a fim de conter a queda do nível dos reservatórios que abastecem a região metropolitana de São Paulo. A estrutura transporta até 2.500 litros por segundo para o Sistema Alto Tietê, responsável pelo atendimento cerca de 4 milhões de pessoas.

Leia mais »