saneamento basico

Avanço do saneamento básico na região Nordeste ainda é pequeno

Segundo dados do Ministério das Cidades analisados pelo Instituto Trata Brasil, apenas 71% das pessoas possuíam acesso à água tratada e 21% tinham coleta de esgotos na região Nordeste, em 2011. O levantamento avaliou a situação dos indicadores de água tratada, coleta e tratamento dos esgotos, perdas de água nas 100 maiores cidades brasileiras, além de expor o lento processo da “universalização do saneamento básico”, ou seja, o de prover acesso à água e a ligação à rede de esgoto em todos os domicílios brasileiros das grandes capitais.

Continue lendoAvanço do saneamento básico na região Nordeste ainda é pequeno

Vazão do Rio Atibaia em Campinas volta a cair, diz medição da Sanasa

A vazão do Rio Atibaia, que abastece 95% de Campinas (SP), voltou a cair, segundo Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A (Sanasa). A quantidade de metros cúbicos por segundo desceu de 12, na segunda-feira (17), para 11,5 nesta terça. A preocupação da empresa é de que o nível atinja os críticos 3,4 metros cúbicos por segundo do início do ano. De acordo com dados históricos, em fevereiro a vazão no rio chega a 45 metros cúbicos. Para atingir este índice, seria necessário chover a semana inteira. Desta forma, hoje o volume é 25,5% do ideal para o abastecimento da cidade que tem 1,1 milhão de habitantes.

Continue lendoVazão do Rio Atibaia em Campinas volta a cair, diz medição da Sanasa

Região Sul de Palmas será beneficiada com esgotamento sanitário

No dia 18 de fevereiro, terça-feira, o prefeito Carlos Amastha, acompanhado de sua equipe, da diretoria da Foz|Saneatins e de lideranças comunitárias, visita as obras de esgotamento sanitário na Região Sul da capital. São investimentos que irão beneficiar mais de 100 mil pessoas com coleta e tratamento de esgoto da área mais carente e que apresenta a maior expansão populacional da cidade.

Continue lendoRegião Sul de Palmas será beneficiada com esgotamento sanitário

Trabalho de proteção de nascentes ajuda a garantir água em MG

A grande estiagem do verão no Sudeste nos últimos dias provocou a realização de uma campanha para economizar água na Grande São Paulo. Extrema, em Minas Gerais, aposta na proteção das nascentes para garantir o estoque de água. O município está ganhando fama mundial com o Programa Conservador das Águas, o projeto recebeu o prêmio da ONU de melhores práticas ambientais no planeta.

Continue lendoTrabalho de proteção de nascentes ajuda a garantir água em MG

(SP) Araçatuba – Falta de água no Verde Parque deve perdurar por 2 meses

A falta d'água no Verde Parque e em bairros vizinhos de Araçatuba só deve ser resolvida nos próximos dois meses. A estimativa é do presidente da Samar (Soluções Ambientais de Araçatuba), Renato de Faria. Na semana passada, a concessionária havia informado que o problema seria amenizado em até três dias. A obra que deve resolver o problema definitivamente teve início na tarde de segunda-feira (17). Trata-se da substituição de três quilômetros de tubulações que ligam o reservatório da ETA (Estação de Tratamento de Água) do Tietê aos bairros afetados.

Continue lendo(SP) Araçatuba – Falta de água no Verde Parque deve perdurar por 2 meses

Faber-Castell promove reciclagem de material escolar gratuita

Todo início de ano, estudantes do país inteiro voltam às aulas com materiais escolares novos. São milhares de lápis, canetas, borrachas, lapiseiras e marcadores, entre outros, que substituem aqueles que não são mais utilizados e, anualmente, são descartados no lixo. Preocupada com a destinação correta dos resíduos de instrumentos de escrita, a Faber-Castell, em parceria com a TerraCycle, promove pelo segundo ano consecutivo a ação “Faxina nos Armários”.

Continue lendoFaber-Castell promove reciclagem de material escolar gratuita

Diminui o número de lixões no Espírito Santo

Em cumprimento ao Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), os municípios do Espírito Santo estão extinguindo seus lixões. Dos 78 municípios capixabas, 67 já assinaram o Termo de Compromisso Ambiental (TCA) para recuperação das áreas de disposição inadequadas de resíduos sólidos. Em 2006, 102 lixões a céu aberto ainda estavam ativos. Havia 52 deles quando a Política Nacional de Resíduos Sólidos foi instituída, em 2010. Atualmente, há apenas um.

Continue lendoDiminui o número de lixões no Espírito Santo