Agência Reguladora do Ceará de olho nos serviços de Saneamento Básico

Com o propósito de verificar a qualidade dos serviços prestados à população, tanto no que se refere a água quanto ao esgotamento, a Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce) programou uma série de fiscalizações para este mês, envolvendo quatro municípios cearenses, num total de seis localidades.

Os trabalhos permanecem de forma indireta, não presencial, em virtude do quadro de pandemia de COVID-19.

As ações se estenderão até o final de outubro, com os analistas da Arce verificando documentos específicos para cada sistema de abastecimento, a fim de que sejam inspecionados os serviços ofertados pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece).

De acordo com o cronograma definido, serão fiscalizados os Sistemas de Abastecimento de Água dos municípios de Irauçuba (sede), Moraújo (Sede e localidade de Várzea da Volta), Coreaú (Sede e Localidade de Ubaúna) e, ainda, Freicheirinha, onde passarão pelo crivo dos fiscais os dois sistemas: o de Abastecimento de Água e o de Esgotamento Sanitário.

Caso haja algum tipo de não conformidade na prestação dos serviços de saneamento, a Arce pode gerar determinação, recomendação e/ou multa. Os analistas já iniciaram os trabalhos.


LEIA TAMBÉM: Encontro técnico da Casan estimula inovação no saneamento


Meio Ambiente

Antes da conclusão dos pareceres técnicos, seis componentes são, criteriosamente, levados em conta e servem de base para as atividades dos responsáveis pelas fiscalizações: Provisão dos Serviços, Gestão Comercial e Faturamento, Relacionamento com os Usuários, Proteção Ambiental, Qualidade da Água e, ainda, Gestão de Emergências e Contingências.

Na forma da lei, é a Resolução 147/2010 que detalha as sanções administrativas e penalidades aplicáveis à Cagece, em razão de infrações aos direitos dos usuários.

Imagem Ilustrativa

Fonte: Arce.

Últimas Notícias:
Especialistas debatem relevância crescente de contabilidade para o saneamento no ENCONSAB (3)

Especialistas debatem relevância crescente de contabilidade para o saneamento no ENCONSAB

O 3º Encontro Nacional de Contadores do Setor de Saneamento (ENCONSAB), realizado na quarta (19/8) e quinta-feira (20/8), em São Paulo. Reuniu 313 representantes de órgãos reguladores, empresas, entidades de classe e especialistas para discutir os desafios da contabilidade diante das transformações do setor. Ao longo da programação, temas como Reforma Tributária, contabilidade regulatória, novas normas internacionais, Inteligência Artificial e auditoria independente mobilizaram os debates.

Leia mais »
Recompensa para denúncia de descarte irregular de lixo já pode ir a Plenário

Recompensa para denúncia de descarte irregular de lixo já pode ir a Plenário

Em reunião nesta quarta-feira (19/08), a Comissão de Administração Pública e Segurança Pública emitiu parecer favorável ao Projeto de Lei (PL) 791/2026, de autoria de Professora Marli (PP), que institui o Programa de Fiscalização Colaborativa, com a finalidade de prevenir e combater o descarte irregular de resíduos sólidos em espaços públicos de BH. O texto prevê canais oficiais para o recebimento de denúncias e garante a preservação da identidade do denunciante. Nos casos comprovados, o denunciante poderá receber uma bonificação de até 30% do valor da multa paga pelo infrator.

Leia mais »