Skip to content
quinta-feira, agosto 11, 2022
Últimas Notícias:
  • A Política Nacional de Resíduos Sólidos foi a porta de entrada para o ESG
  • A Califórnia desenvolveu muito a energia solar residencial. Agora isto é um problema para os aterros sanitários.
  • Como Integrar IoT, SCADA e Legados
  • ANA e CNJ firmam cooperação para capacitação nas temáticas de conservação de água e solo, segurança de barragens, reservatórios e saneamento básico
  • 33º Encontro Técnico/Fenasan 2022: especialistas discutirão a gestão de resíduos sólidos nas áreas urbana e rural diante do novo Decreto 10936 (12/01/2022)
Portal Saneamento Básico

Portal Saneamento Básico

O maior portal de Saneamento Básico da internet!

  • Notícias
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Opinião
    • Outros
  • Acervo Técnico
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Outros
  • Guia de Compras
  • Licitações
  • Vagas
  • Eventos e Cursos
  • Vídeos
  • Mídia Kit
  • Contato

Diagnóstico do uso da água subterrânea como subsídio à gestão municipal de recursos hídricos

  • Abastecimento de Água, Acervo Técnico
  • fevereiro 1, 2022

Resumo

A região que abrange as bacias hidrográficas dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) demonstra uma crescente demanda na explotação e uso das águas subterrâneas, que acompanha o aumento populacional e da urbanização. Levantamentos regionais indicam cenários de limitações na disponibilidade hídrica subterrânea associados a grandes volumes de águas extraídos, mostrando a necessidade de um acompanhamento, também em escala local, sobre a situação do uso dos recursos hídricos. Nesse sentido, este trabalho teve como proposta avaliar os dados existentes e disponíveis sobre a água subterrânea, em escala municipal, com o intuito de elaborar um diagnóstico sobre a sustentabilidade do uso da água. Selecionou-se o município de Sumaré-SP, por estar inserido em área crítica quanto à disponibilidade hídrica e por contemplar no seu Plano Diretor diretrizes para a gestão ambiental integrada. A partir de dados de cadastros oficiais de poços, foram avaliados os aquíferos mais explotados quanto a: potencialidade hídrica (vazões e capacidades específicas médias e medianas, profundidade dos poços e dos níveis d’água), finalidades de uso da água, densidade de poços e intensidade de extração de água subterrânea e saldo hídrico. A constatação de existência de áreas onde ocorre déficit hídrico levou a recomendações como o aprofundamento nos estudos hidrogeológicos, assim como o acompanhamento da evolução da situação da explotação hídrica no município e de ocorrência de conflitos de uso.

 

Introdução

A escassez hídrica constitui um dos problemas mais debatidos e enfrentados na última década no âmbito de bacias hidrográficas que concentram atividades econômicas e grandes populações, as quais demandam volumes consideráveis de água. O colapso hídrico decorrente do planejamento inadequado na gestão dos recursos hídricos (SOUZA FERNANDES 2015) é, além disso, agravado por fatores associados a mudanças climáticas. Nesse cenário estão inseridas as bacias hidrográficas dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Bacias PCJ), com cerca de 5,8 milhões de habitantes, regiões altamente urbanizadas e industrializadas, mas com disponibilidade hídrica limitada e com histórico de severos comprometimentos, o que é também afetada pela transposição de águas (31 m3/s) para a Bacia do Alto Tietê, através do Sistema Cantareira (COMITÊS PCJ 2019).

Conforme o Plano das Bacias do PCJ (revisão 2020/2035), no ano de 2018, registrou-se uma demanda de 61,02 m3/s para abastecimento público, 16,74 m³/s para uso industrial, 5,53 m³/s para o setor rural e 6,46 m3/s para solução alternativa e outros usos. A disponibilidade de água per capita (superficial e subterrânea), representada pela vazão média em relação à população total, vem apresentando reduções, atingindo um nível crítico de 971,08 m3/hab/ano (COMITÊS PCJ 2019).

Nesse contexto, a exploração da água subterrânea vem desempenhando um importante papel, dada a grande vocação industrial nas Bacias PCJ, configurando aumento nas demandas constatadas pelo número de perfurações outorgadas. A participação das águas subterrâneas no volume total captado passou de 4,86% para 10,93%, no período 2010 a 2019, e a vazão outorgada de 2,59 m3/s a 9,64 m3/s (COMITÊS PCJ 2015, 2021).

Estudos regionais alertam, entretanto, para a elevada densidade de poços em alguns municípios das Bacias PCJ e grandes volumes de águas extraídos (DAEE/UNESP 2013, IG 2013, HIDROGEOAMBIENTAL 2019, PROFILL 2019), que podem interferir localmente na disponibilidade dos aquíferos. No diagnóstico hidrogeológico das Bacias PCJ, PROFILL (2019) indicou algumas áreas com elevadas densidades de extração de água subterrânea, com valores entre 60 mil e 160 mil m3/ ano/km2, ao longo do eixo da Rodovia Anhanguera, abrangendo municípios como Americana, Nova Odessa, Sumaré, Campinas, Hortolândia, Paulínia, Valinhos, Vinhedo, Capivari, denominando-as como áreas com estresse hídrico.

Autores: Thalita Benetello e Sibele Ezaki

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

AnteriorAnterior‘Lixo do mundo’: o gigantesco cemitério de roupa usada no deserto do Atacama
PróximoPor meio de PPP, Paulo Câmara autoriza licitação para construção de usina solar em PEPróximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Ultrafiltração

Capacitação e Treinamento

Capacitação e Treinamento

Acervo Técnico

A Califórnia desenvolveu muito a energia solar residencial. Agora isto é um problema para os aterros sanitários.

9 min de leitura

A partir de 2006, o Estado, focado em incentivar as pessoas a utilizar a energia solar, deu subsídios aos proprietários que instalaram painéis fotovoltaicos, mas não tinham um plano abrangente para eliminá-los. Agora, os painéis utilizados nesses programas estão chegando ao fim da sua vida útil de 25 a 30 anos.

Disponibilidade de metais pesados em aterro de indústria siderúrgica

1 min de leitura

O estudo efetuou o levantamento detalhado da fonte poluidora com coletas de amostras de águas superficiais, subterrâneas, efluentes e resíduos sólidos industriais, associados ao Aterro Industrial.

Vídeos

bf-dias

B&F Dias presente no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética

0 min de leitura

Os executivos da empresa, Felipe Medeiros e Pedro Amaral, estiveram presentes no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética que aconteceu em abril de 2022 na cidade de São Paulo.

Desidratação de Lodo Pieralisi

Conheça as soluções para secagem e desidratação de lodo de ETA, ETE e ETDI da empresa Pieralisi

1 min de leitura
tequaly

Você já conhece a estrutura da Tequaly?

0 min de leitura
bf-dias

B&F Dias diversifica sua linha de produtos e também é solução para tratamento de água

0 min de leitura

Eventos e Cursos

Lodos Ativados, MBR e MBBR: Fundamentos dos Processos e Aspectos Operacionais

Datas: 10, 17 e 24 de agosto

Curso online para profissionais e estudantes que atuam com projetos, obras e operação de sistemas de tratamento de efluentes domésticos e industriais.

Mais informações »

8° Encontro Nacional das Águas

Congresso bienal dedicado ao debate dos principais temas que afetam o saneamento básico e a iniciativa privada.

Mais informações »

Encontro Técnico AESabesp / Fenasan 2022

Promovido há 33 anos consecutivos pela AESabesp – Associação dos Engenheiros da Sabesp, o Encontro Técnico da AESabesp – Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente é considerado o maior evento do setor na América Latina.

Mais informações »

Parceiros

Conaut
aquamec
clean environment brasil
logo-netzsch
logo-bioproj
DENORA
suez
bf-dias
Superbac
paques-logo-home.jpg
Penetron

Sobre Nós

Como mostrar o que acontece e o que acontecerá para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com águas de abastecimento público, esgotos domésticos, resíduos sólidos urbanos, micro e macro drenagem? Quais serão as próximas leis, investimentos e ações que vão impactar sua cidade ou seu negócio?

Continuar lendo…

Anuncie Conosco

Clique Aqui!

Endereço

Alameda dos Jurupis, 1005 – Salas 111 e 112, São Paulo/SP – CEP: 04088-003

Telefone

(11) 3473-1207

Newsletter

 ©2022 Portal Saneamento Básico. Todos os Direitos Reservados.