saneamento basico

Obtenção de biogás e biofertilizante empregando esterco e resíduos de alimentos

Resumo

Na pecuária e na fabricação e venda de alimentos são geradas quantidades apreciáveis de resíduos orgânicos biodegradáveis que ao serem depositados junto ao lixo comum ou amontoados sem tratamento. Esses resíduos podem ser valorizados se utilizada a digestão anaeróbia para produzir biogás e biofertilizantes. O presente trabalho tem como objetivo comprovar que é possível aproveitar o esterco de gado bovino e alimentos para a obtenção de biogás e biofertilizante em digestores caseiros e sua aplicação em pequenas comunidades rurais. A metodologia do trabalho consistiu em desenhar e fabricar um digestor caseiro simples para a obtenção de biogás, a ser empregado como combustível para cozinhar alimentos e o lodo digerido no cultivo de cebolinha. Desenhou-se dois digestores de 5 l de capacidade cada, nos quais se ocupou 70% do volume do reator com esterco bovino e resíduos de alimentos. Em 45 dias de experimentação foram obtidos 30,23 l e 7,05 l de metano respectivamente. Em 5 dias se observou o broto das sementes no canteiro fertilizado e em 45 dias as cebolinhas alcançaram 32 cm de altura, estando aptas para a colheita e emprego na elaboração de alimentos. Palavras chave: resíduos sólidos; biogás; digestão anaeróbia; biofertilizante.

Introdução

A destinação inadequada de resíduos sólidos está se tornando, cada vez mais, um problema para o meio ambiente e a economia (TAGHIZADEH et al., 2012), sendo que os resíduos sólidos podem ser valorizados utilizando-se sistemas biológicos com desenhos simples. Entretanto, a pobre cultura de reciclagem e reutilização dos resíduos, além da falta de uma sólida infraestrutura para a gestão de resíduos sólidos de maneira adequada no interior do município favorecem a acumulação de lixo e a perda de recursos com valores econômicos, além do problema meio-ambiental que se cria (FRIAS, 2009; DOS SANTOS e GARCÍA 2009).

Parintins, município do estado do Amazonas, destaca-se pela atividade agropecuária, sendo o segundo maior produtor de gado no estado. Não menos importante é a atividade de fabricação e venda de alimentos na cidade, que também gera quantidade considerável de resíduos orgânicos biodegradáveis que ao serem depositados junto ao lixo comum contribuem para a proliferação de vetores, enfermidades e mau cheiro durante sua decomposição (IBGE, 2013).

A utilização da digestão anaeróbia no tratamento dos resíduos sólidos contribui para a redução da poluição e também agrega valor ao processo. A biodigestão tem como produtos finais o biofertilizante utilizado para fertirrigação e o biogás utilizado com recurso energético (VALDERRAMA, 2013; XAVIER & LUCAS JUNIOR, 2010); tendo assim um impacto positivo tanto no meio ambiente como na economia e na sociedade (MONTALVO E GUERRERO, 2003).

Neste trabalho se apresenta a experiência de laboratório caseiro, da disciplina Introdução à Biotecnologia (curso de Química CESP-UEA), na obtenção de biogás e biofertilizante em digestores simples a partir de esterco e restos de alimentos.

Autores: Menilson Azevedo dos Santos; Raimundo Gracival de Almeida dos Santos e Arelis Abalos Rodríguez.

baixe-aqui

Últimas Notícias:
Fenasan 2025 Encontro Universidades

Fenasan 2025: Especialistas dos EUA, Alemanha, França e Portugal trazem experiências inovadoras em saneamento para o Encontro das Universidades

Maior evento de saneamento ambiental das Américas, o Encontro Técnico AESabesp/Fenasan é promovido pela Associação dos Engenheiros da Sabesp (AESabesp) em parceria com a Associação dos Especialistas em Saneamento (AESAN). Nesta edição, tem como tema central “Saneamento e Inovação: pilares para um futuro resiliente e sustentável”.  

Leia mais »
AST Invisibilidade Chorume

A invisibilidade do chorume

Diariamente, um adversário insidioso e muitas vezes ignorado emerge silenciosamente de nossos resíduos, tecendo uma rede de contaminação que ameaça rios, lagos, aquíferos e até a água que chega às nossas casas.

Leia mais »