saneamento basico

Utilização do coagulante natural PGΑ21CA no tratamento de água para consumo humano

Resumo

A água in natura é encontrada com diversos agentes poluentes. Para que ela se torne potável, utiliza-se coagulantes inorgânicos com a finalidade de retirar as impurezas, sendo o principal destes o sulfato de alumínio. Para encontrar alternativas aos coagulantes inorgânicos, optou-se por utilizar um coagulante orgânico feito a partir da soja que é o PGα21Ca (Poliglu), para verificar a eficácia do mesmo. Para realizar os testes com os coagulantes, utilizou-se o equipamento Jartest. A quantidade de coagulante a ser adicionada foi estimada mediante a turbidez que a amostra de água possuía. Após realizado o procedimento no Jar test (Coagulação, floculação e decantação), foram coletados os sobrenadantes, para análises de turbidez, pH e condutividade elétrica. Com os resultados obtidos foi possível concluir que o Poliglu se apresentou satisfatório para os valores de pH e de turbidez, sendo estes condizentes com os padrões de água potável apresentados pela SANEPAR e pela FUNASA, é possível citar a amostra que inicialmente possuía turbidez igual a 26,0 NTU e pH de 7,07, e após o tratamento obteve-se 2,2 NTU e 6,27 de pH.

Introdução

A água in natura é encontrada com diversos agentes poluentes, sendo muitos destes prejudiciais à saúde humana. No Brasil, as ETAs (Estações de Tratamento de Água) são responsáveis por fazer o tratamento e a desinfecção da água, tornando-a potável e propicia ao consumo humano.

Atualmente os coagulantes utilizados para o tratamento de água, são os de natureza inorgânica e dentre esses os constituídos por sais de ferro e de alumínio acabam ficando em destaque devido ao alto rendimento no processo de coagulação do sistema. De acordo com Coral; Bergamasco; Bassetti (2009) o sulfato de alumínio (Al2(SO4)3) comumente utilizado no tratamento de água acaba impactando na disposição do lodo formado. O sulfato de alumínio apesar de ser uma excelente coagulante acaba poluindo o lodo, devido a liberação do metal no processo, que dificulta o descarte do lodo proveniente dos decantadores.

A pesquisa teve como base Coral; Bergamasco; Bassetti (2009), optando por utilizar um coagulante natural, para viabilizar a disposição do lodo resultante do tratamento, além de desempenhar o mesmo papel dos demais coagulantes. O coagulante utilizado na pesquisa foi o PGα21Ca, que é derivado da soja.

Autores: Iago Rios Medeiros; Lucas Zanotta de Souza; Leonardo Mazo Bueno e Andrea Sartori Jabur.

Artigo Completo 

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »